Nessa ultima quinta-feira, dia 10 de setembro, a XP Investimentos lançou um fundo de investimentos focado em empresas com alto índice de representatividade feminina nos cargos de diretoria.
Dessa forma, o fundo reproduzirá o resultado do ETF (Exchanged-Traded Fund) chamado SHE, que é um fundo americano que avalia as 1000 principais empresas em percentual de homens e mulheres na liderança.
Nesse post, vamos falar tudo sobre esse novo produto financeiro e qual o objetivo dele para promover a igualdade.
Trend Lideranças femininas
O fundo de investimentos Trend Lideranças Femininas foi criado pela corretora XP Investimentos, e é indexado ao ETF denominado SHE. Ou seja, isso significa que os ganhos serão reproduzidos de acordo com o fundo americano criado pelo State Street Global Advisors.
O produto pode ser encontrado na plataforma da Rico ou da própria XP. A aplicação mínima é de R$ 100, com taxa de administração de 0.50% ao ano, e e considerado de risco moderado.
Assim, a iniciativa tem o objetivo de evidenciar as empresas que valorizam a igualdade em suas equipes. Principalmente na liderança.
O fundo de investimentos SHE procura entre as principais 1000 empresas que possuem os maiores índices de mulheres nos cargos de liderança.
Como resultado, as empresas entre as 10% do seu setor são incluídas no portfólio. Entretanto, cada uma das empresas incluídas deve ter pelo menos uma mulher na diretoria ou como CEO.
• Veja também: Empoderamento feminimo e IPOs por Goldman Sachs
Representatividade feminina no mercado financeiro
Atualmente, tem se discutido muito sobre os espaços ocupados pelas mulheres na sociedade. Um deles, esta relacionado a ocupação de cargos de diretoria em grandes empresas.
A própria XP, por exemplo, admitiu o baixo número de mulheres com associadas e definiu um projeto para que 50% dos funcionários sejam mulheres ate 2025.
Dessa forma, as políticas das grandes empresas tem sido voltadas para a criação de espaços de trabalho mais diversos. Vários estudos comprovam que equipes que possuem maior diversidade de seus integrantes, apresentam melhores resultados.
O fundo de investimentos que será utilizado como base para o Trend Lideranças Femininas da XP, tem como base o índice SSgA Gender Diversity Index, formado por 1000 empresas americanas.
Essas 1000 empresas são listadas de acordo com seu volume de negociações na bolsa de valores, e a proporção de mulheres nos conselhos e diretorias.
• Veja também: Opções binárias, aposta ou tipo de investimento?
Apoio as mulheres nos cargos mais altos
Desse modo, fundos como esse que são focados em promover a diversidade, tem como objetivo para dar suporte e oportunidade para os grupos focais.
Reunir as empresas que possuem mais mulheres nos seus postos mais altos, e investir nelas, é uma sinalização do mercado de que elas estão indo pelo caminho certo.
O fundo Trend Liderancas Femininas destina 20% da taxa de administração do fundo para o Instituto As Valquírias, uma organização dedicada a entregar oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Do mesmo modo, o banco multinacional, que tem sede em Nova Iorque, Golden Sachs, tomou uma medida no mesmo sentido. O banco, há alguns meses, determinou que a abertura de IPOs das empresas, ou seja, a abertura de ações na bolsa de valores, só será permitido se houver inclusão de mulheres.
Isso é uma forma de resolver um dos maiores problemas do mundo corporativo que é a falta de inclusão feminina nos cargos mais altos.
Dessa maneira, o Brasil e o mundo estão tomando medidas para incentivar toda a participação feminina em empresa, mostrando o quanto isso é importante para o todo o mercado.
Eae, gostou do post? Compartilhe com seus amigos.
