Quem se beneficia com uma recessão econômica

O Brasil e o mundo passam hoje por uma grande recessão econômica. A crise do Coronavírus fez a economia dar um “pause”, fazendo com que várias empresas quebrassem.

Mas, existem pessoas que se beneficiam dessa e de outras recessões econômicas?

No texto de hoje, vamos te mostrar alguns exemplos disso.

Recessões econômicas

Antes de mais nada, esse texto irá mostrar alguns exemplos de pessoas, empresas ou setores que conseguiram crescer muito em uma recessão econômica. 

Dessa forma, vamos mostrar em 3 grandes recessões econômicas na história do mundo. A crise de 29, a crise de 2008, e a crise do Coronavírus.

Quem se beneficiou da crise de 29?

A Crise de 29 é um marco na história do capitalismo. Devido a uma crise de Hiperprodução, a bolsa de valores de Nova York quebrou. Assim, como um efeito cascata, as empresas foram fechando e as pessoas perdendo o emprego.

Essa é uma forma bem resumida da crise, se quiser saber mais, clique aqui.

Porém, a crise de 29 também fez pessoas milionárias. Um exemplo é o conhecido economista John Maynard Keynes (nome muito importante na recuperação dos Estados Unidos da crise). Mas, na vida pessoal, ele também brilhou nessa época.

Ele perdeu cerca de 80% da sua fortuna na quebra da bolsa. Porém, ele recuperou e acrescentou ainda mais dinheiro investindo em ações de companhias sub avaliadas, que tem ações mais baratas.

Outra pessoa que usou a mesma estratégia foi o especulador Floyd Bostwick Odlum. Ele investiu em ações de empresas sub avaliadas, que custavam em média 50 centavos de dólar. Ele fez isso durante 15 anos.

Floyd Odlum - Wikipedia Recessão Econômica

Com isso, ele transformou 39 mil dólares em 100 milhões de dólares. Dá pra acreditar?

Crise de 2008

A crise de 2008 eu queria trazer um exemplo que virou até um filme. A Grande Aposta é um filme inspirado na vida de Michael Burry e como ele ficou muito rico com a crise imobiliária de 2008.

Aliás, se você quer entender sobre essa crise, clique no botão abaixo.

Michael Burry era dono de um fundo de investimento. Em uma análise feita em casa mesmo, ele percebeu que os americanos estavam com dificuldades de pagar seus empréstimos feitos para comprar a residência própria.

Nos anos 2000, foi criado uma linha de crédito para pessoas que não conseguiam deixar garantias para o banco caso eles não pagassem empréstimo. Acabou que eles não conseguiram pagar mesmo.

Então percebendo isso, ele convenceu dois bancos gigantes a venderem derivativos opostos ao subprime.

No filme, as pessoas desses bancos fazem festa depois dessa compra, visto que eles não enxergavam o subprime como um problema e sim como algo crescente.

Após essa bolha estourar, a empresa de Michael Burry lucrou 1 bilhão de dólares.

Coronavirus, Covid-19: Big Short Michael Burry Has a Bearish Bet - Bloomberg Recessão Econômica

Crise do coronavírus

Por último, vamos falar da crise atual que estamos vivendo. Vou ser sincero que ainda não encontramos um relato de alguém que ficou milionário ou bilionário, quem sabe daqui alguns anos?

Mas, vou falar de um setor que cresceu bastante nesse ano, que foram os serviços de streaming.

Primeiramente, para quem não sabe o que significa, serviços de streaming oferecem conteúdos para seu computador ou celular, você solicita o serviço e ela transmite para você.

Então, Netflix, Amazon Prime, Twitch, Youtube são alguns exemplos. Mas, irei falar particularmente da Twitch, que transmite pessoas jogando ao vivo para outras assistirem e interagirem.

Dessa forma, com essa recessão econômica e o isolamento social, as pessoas começaram a transmitir e interagir cada vez mais. Com isso, esse mercado cresceu demais nesse ano. 

Assim, ,nomes como Gaules, Yoda, Ninja, entre outros exemplificam como as pessoas estão cada vez mais ricas transmitindo jogos. Eles já eram grandes antes, mas ficaram ainda maiores nessa crise.

Millenium - LoL: Yoda é banido ao vivo da Twitch mais uma vez

Eae, gostou do texto? Compartilhe com seus amigos

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Anterior

Vantagens e desvantagens do monopólio

Proximo Post

Como vinho, arte e diamantes desafiam as leis da economia?

Talvez você goste