PIB do Brasil cresceu esse ano: o que isso significa?

A pandemia no Brasil ainda não acabou, e juntamente com a questão sanitária, outra questão é extremamente preocupante, no caso a economia.

Mas, no primeiro trimestre de 2021, o PIB apresentou uma melhora de 1,2% em relação ao último semestre de 2020.

Quer saber mais, vem comigo que eu te explico.

Retrospecto de PIB no Brasil

Antes de mais nada, vamos entender a situação econômica do Brasil nos últimos tempos. Dessa forma, a década passada no país foi considerada mais uma década perdida. O Brasil, entre 2010 e 2019 teve um crescimento de 1,39% ao ano, o menor desde 1900.

Muito disso se deve a crise fiscal que levou o país a ter recessões econômicas de 2014 até 2016, e a economia vinha se recuperando a passos curtos, com o PIB do Brasil aumentando de pouquinho em pouquinho.

PIB do Brasil despenca 4,1% em 2020 | Economia | G1

Mas, o que é essa crise fiscal?

A crise fiscal consiste na seguinte forma, e é bem simples de entender: o governo gastava mais do que arrecadava, criando dívidas.

Essa recessão é um dos motivos da queda do Governo Dilma, em 2016.

Assim, a década mudou e começou muito ruim, com a pandemia do Coronavírus, que começou no fim do primeiro trimestre de 2020.

Dessa forma, o PIB do Brasil, em 2020, se movimentou da seguinte forma:

  • 1º trimestre: -1,5%
  • 2º trimestre: -9,7%
  • 3º trimestre: +7,7%
  • 4º trimestre: +3,2%

No geral, o PIB do Brasil em 2020 caiu 4,1%, tendo como um dos principais motivos a pandemia do COVID-19.

Você pode ver nossa Retrospectiva Econômica de 2021 aqui.

Por que o PIB cresceu em 2021

A alta do PIB é boa? Realmente é boa, pois ele poderia estar caindo e a situação bem pior, porém, ela está crescendo em relação a essa gigante queda por causa da pandemia.

Assim, para o PIB ter crescido em um determinado tempo existem inúmeros fatores e setores da economia analisados.

Dessa maneira, a indústria e os serviços tiveram um aumento nesse primeiro trimestre. Isso se deve pela atividade econômica do país estar começando a girar de novo. Lembrando que a pandemia praticamente pausou a economia mundial.

Assim, isso diminuiu drasticamente a atividade da indústria e do setor de serviços, e agora que a economia começou a rodar de novo, vai voltando um pouco para os parâmetros pré-pandemia.

Por isso, essa alta do PIB é boa mas é preciso ter um “pé atrás”, pois só agora o Brasil equivaleu o PIB do último trimestre de 2019, o último antes da pandemia. Mas, como foi dito anteriormente, o Brasil já não vinha de uma boa relação com seu PIB.

Dessa forma, no agregado dos últimos 12 meses, o PIB ainda está em queda de 3,8% em relação ao período anterior.

Ver a imagem de origem PIB do Brasil

Previsão de PIB

Esse crescimento do PIB já era previsto, o próprio governo havia previsto uma alta do PIB de 3,5% no ano. Essas previsões são muito importantes para termos confiabilidade do atual governo. Caso esse PIB fique muito abaixo do esperado, a confiança do governo cai por terra.

Do mesmo modo, o mercado financeiro, de acordo com o Banco Central prevê uma alta maior que a do governo, de 3,6% no ano. Dessa forma, será comum a crescente do PIB nesse ano de 2021.

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos.

Total
0
Shares
2 comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Anterior

Onde Está São Paulo em relação ao mundo?

Proximo Post

Saiba como o agronegócio é o setor mais forte do Brasil

Talvez você goste