Pagamentos por Whatsapp: como vai funcionar?

Bom, as tecnologias e o mundo das finanças estão cada vez mais se encontrando. Hoje, é possível pagar tudo pelo celular, mas esses pagamentos agora poderão ser realizados por um dos aplicativos mais usados de todos, o Whatsapp.

Dessa maneira, o Banco Central aprovou o Facebook a fazer transações no Brasil, e isso irá facilitar ainda mais as nossas vidas.

Quer saber mais? Vem comigo que eu te explico.

A facilidade no dia a dia

Você com certeza já passou por algumas situações assim: sua turma de amigos decidiu fazer um rolê e uma vaquinha para pagar os custos. Dessa maneira, todos seus amigos pagam uma certa quantia para uma pessoa.

Para isso, antigamente, esse dinheiro só poderia ser reunido presencialmente ou cada um fazia um depósito indo numa agência. Depois, os celulares facilitaram tudo, e era possível pagar essa quantia por DOC ou TED nos aplicativos de Banco.

Bom, o mundo de hoje é muito dinâmico e queremos que tudo aconteça o mais rápido possível. Ou seja, digitar todos aqueles dados para fazer uma transferência, e ela ainda demorar um pouco para acontecer era o fim.

Assim, veio o PIX, que a gente faz transações bancárias literalmente em segundos. Com o PIX, o Brasil estava assim (no sentido desse assunto):

Luide sur Twitter : "quando falam de “ecossocialismo” eu lembro das  ilustrações das Testemunhas de Jeová falando do paraíso:… "

• Veja também: O fim do DOC e TED

Porém, para fazer o PIX, nós tínhamos que abrir os aplicativos dos bancos, e a gente sabe que isso as vezes é bem chato.

Assim, conseguiremos fazer transações bancárias onde a gente marca esses rolês, pelo Whatsapp.

Logicamente, eu dei um exemplo mais simples, porém será possível fazer pagamentos para as lojas, entre outros, sem tirar a carteira do bolso.

Como vai funcionar?

O Banco Central concedeu essa autorização de realizar transições ao Facebook (dono do WPP). Dessa maneira, o BACEN também autorizou à Visa e à Mastercard para os “arranjos de pagamentos” abertos, como transferência, depósito, entre outros.

Assim, o Whatsapp também fará parte do arranjo, já que ele tem que tornar possível as transferências pelo app.

Mas, você pode estar se perguntando, teremos que abrir uma “conta de banco” no Whatsapp?

A resposta é não, e foi por esse motivo que o BACEN autorizou a Visa e a Mastercard para participar desse projeto. Dessa maneira, usaremos o nosso número de cartão de débito ou pré-pagos dessas bandeiras.

Nessa perspectiva, o dinheiro irá circular entre as contas bancárias de quem está envolvido na operação. Provavelmente, nos pagamentos por Whatsapp terá uma taxa cobrada pelo aplicativo.

Então, na prática será dessa forma:

WhatsApp vai permitir fazer pagamentos a amigos e lojas pelo aplicativo. — Foto: Divulgação/WhatsApp

Fonte: Divulgação/Whatsapp.

Dessa forma, o Whatsapp está autorizado a começar quando “quiser” essas operações no Brasil. A empresa escreveu em nota que recebeu “com muita satisfação a decisão hoje do Banco Central”.

Escreveu também que está empenhado “nos preparativos finais para disponibilizar esta funcionalidade do Whatsapp Brasil assim que possível”.

• Veja também: Tudo sobre a nova criptomoeda do Facebook

Visão do Banco Central

O Brasil passa hoje por um processo de modernização dos meios de pagamentos e de investimento. Porém, além disso o Banco Central falou que o objetivo é reduzir os custos nas transações financeiras.

Além do custo das transações bancárias, custos como cartão de crédito, por exemplo poderão ser anulados. Assim, se uma pessoa não precisar de crédito na vida dela, e ela usava o cartão por ser o meio de transação, ela poderá abolir o cartão, já que poderá fazer pagamentos por Whatsapp.

O uso de cartão de crédito, além de ter uma taxa de juros altíssima em caso de inadimplência, tem taxas, como a anuidade.

A modernização no Brasil

Nos últimos anos, o Brasil está passando por uma modernização tecnológica fantástica. Sempre brinquei que é um movimento para não precisarmos usar carteira mais.

Assim, carteira de motorista virtual, documento do carro virtual, e agora pagamentos por Whatsapp fará com que abolimos a carteira. E isso é muito positivo, pois tudo estará concentrando em apenas um lugar e é muito menos provável que “esquecemos” algo importante em casa.

Mas, pelo amor de Deus, lembre-se de carregar a bateria.

Ear, gostou do texto? Compartilhe com seus amigos a novidade.

Total
1
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Anterior

IGP-M mostra 30% de inflação, o que isso significa?

Proximo Post

Brasil pode deixar de vez o grupo das 10 maiores economias do mundo em 2021

Talvez você goste