OS Tigres Asiáticos: O QUE SÃO E como enriqueceram tanto?

Você conhece os quatro Tigres Asiáticos? Não, eles não são quatro super-heróis que combatem o crime com Kung-Fu.

No texto de hoje vamos te contar quem são os Tigres Asiáticos e como eles enriqueceram tanto! Leia mais:

tigres asiáticos

Quem são os Tigres Asiáticos?

Os Tigres Asiáticos são quatro países que entre 1960 e 1990 apresentaram taxas de crescimento muito acima de qualquer outro país asiático. Ou seja, o futuro da Ásia.

Mas chega de mistério! Esses quatro países são:

  • Coreia do Sul
  • Taiwan
  • Singapura
  • Hong Kong

Mas afinal de contas, como esses países enriqueceram e ficaram muito acima dos outros? Vejamos:

Qual o modelo de desenvolvimento dos Tigres?

Inspirados pelo modelo de crescimento japonês de investimento em infraestrutura e educação, esses países usaram de um forte investimento vindo diretamente dos Estados Unidos para crescer e se especializar em diversos ramos da economia mundial.

Mas por que os EUA investiram na Ásia e mais especificamente nesses países? Bem, a ameaça do fantasma comunista ainda existia com força total na Ásia, com a China e União Soviética fazendo grande pressão no continente.

E era importante para os EUA convencer os países capitalistas a continuarem capitalistas. Dessa forma, investimentos massivos e empréstimos a baixíssimos juros foi a técnica dos ocidentais.

tigres asiáticos

A economia dos Tigres Asiáticos

Contudo, como cada país usou os caminhões de dinheiro que recebeu?

Hong Kong

Bem, Hong Kong nessa época ainda parte do império inglês, e investiu em manufaturas e no mercado financeiro. Hoje em dia o país é um dos principais centros bancários do mundo, com trilhões de dólares em bancos e firmas de investimento. O HSBC, um dos maiores bancos do mundo, por exemplo, surgiu lá.

tigres asiáticos

O Hong Kong and Shanghai Banking Corporation foi fundado em 1865, mas foi na década de 1960 que eles se tornaram uma marca global forte.

Singapura

Singapura é outra nação, uma Cidade-Estado, que hoje é um dos maiores centros financeiros do mundo, especialmente no mercado de ações, mas seus primeiros investimentos foram na criação de partes industriais estatais.

Atualmente Singapura é um centro financeiro e de atrações turísticas. O Gran Prix de Singapura é um dos constantes no calendário da Fórmula 1 e um dos mais famosos. Uma corrida noturna, com shows de luzes, um dos hotéis mais famosos do mundo e uma pista que corre pelas docas da cidade.

Singapore Grand Prix F1 GIF - SingaporeGrandPrix F1 F1crash GIFs

Por isso Singapura se torna, durante o final de semana de Gran Prix, uma vitrine de modernidade e luxo para o mundo.

tigres asiáticos
Hotel Marina Bay Sands, que tem vista de todo o circuito do Gran Prix

Você pode ler mais sobre a história de Singapura clicando aqui.

Coreia do Sul e Taiwan

Contudo a Coréia do Sul e Taiwan seguiram caminhos muito parecidos desde o começo: Investimento pesado no desenvolvimento de eletrônicos.

Mas o quão pesado? As duas maiores produtoras de microchips do mundo são desses dois países.

A TSMC é a empresa taiwanesa e é a maior produtora do mundo, com 58% do mercado global, e em segundo lugar vem a Samsung, empresa sul coreana, com 18%.

Como está ocorrendo crise de microchips no mundo?

Talvez você já saiba, mas atualmente vivemos uma crise no suprimento de microchips e por isso peças pro seu computador e telefones ficaram mais caras. Tudo devido à compra em massa de eletrônicos para a mineração de criptomoedas.

tigres asiáticos

Essa demanda por equipamentos para mineração de criptomoedas tem afetado até a de produção de carros. Mais tecnológicos, eles agora usam diversos microprocessadores que têm estado em falta já que a demanda global cresceu muito mais rápido que a capacidade de ampliação de produção.

Alguns especialistas já não esperam uma recuperação antes de 2023, e isso provavelmente vai te afetar ainda mais. Então pode ir preparando a carteira.

Por fim, todos esses países tem mais uma característica em comum muito interessante: o Estado agiu fortemente na formação dessas novas economias.

Atualmente, alguns autores de estudos asiáticos levantam como a região tratou, e trata, diferente os limites entre público e privado, estatal e privatizado, e isso nós vemos também nos Tigres.

O investimento do governo e o direcionamento das bases econômicas foi forte e singular nessa região do mundo, contrariando até mesmo o Banco Mundial à época.

Uma região singular, com países singulares, a Ásia vale muito um estudo mais profundo e cuidadoso, pois nem só de Kung-fu se faz sua fama.

E você, o que acha dos Tigres Asiáticos? Deixe seu comentário abaixo e envie esse texto para seus amigos!

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Anterior

Guerra do Paraguai: o que foi e como afetou nossa economia?

Proximo Post

Escassez de cacau e economia: qual a relação?

Talvez você goste