O que é econometria e qual sua importância para a economia

Os estudantes de economia são assombrados desde o início do curso por algumas matérias, e uma delas é a econometria.

Mas, o que é e por que ela é tão importante para a economia?

Vem comigo que eu te explico tudo.

O que é econometria?

Antes de mais nada, a econometria é um estudo que utiliza métodos estatísticos para avaliar teorias sobre economia e finanças.

Dessa forma, a econometria tem como objetivo submeter testes reais a dados estatísticos. Vamos a um exemplo: Imagine que em um país o consumo das famílias está aumentando muito.

Dessa forma, será papel da econometria estabelecer uma relação para esse evento. Assim, a econometria consegue estabelecer que esse evento ocorreu, por exemplo, por um aumento de renda das famílias.

Blow Your Mind Wow GIF by Product Hunt o que é econometria

• Veja também: Porque economia é importante para relações internacionais?

Por que ela é importante?

Do mesmo modo, como ela consegue estabelecer essas relações, a econometria é muito importante para as tomadas de decisões econômicas.

Com ela, é possível estimar uma série de relações econômicas, testar e prever teorias econômicas, avaliar políticas governamentais, entre outros.

Tudo isso impacta muito na economia, através das tomadas de decisões do governo, e até mesmo pessoais (quem disse que você não pode aplicar na sua vida?), as pessoas podem tomar decisões que mudam o cenário econômico.

Vamos supor que o governo quer aumentar os impostos no país, é imprescindível que a população irá diminuir o consumo. Com isso, será decisão da maioria das pessoas poupar mais.

Isso faz com que entre mais dinheiro no mercado financeiro, por exemplo, mudando um pouco a realidade de lá.

Bom, são essas inter-relações econômicas que a econometria tem que estudar e prever.

graph GIF by MIT

• Veja também: O que são investidores anjo?

Métodos Econométricos

Para calcular as análises econométricas, é empregado uma variedades de modelos para conseguir estabelecer essas relações em um grande conjunto de dados.

O método mais utilizado é o da regressão linear. Em um dos textos anteriores do site, é mostrado como a matemática é importante para o curso, e a principal parte é a estatística, para saber mais, clique no botão abaixo. 

E olha ela sendo usada até mesmo em disciplina que não leva seu nome. A regressão linear consegue prever o valor de variáveis dependentes como função da variável independente. Como se fosse um pequeno “hack”.

Dessa forma, é mais fácil visualizar através de um gráfico.

Regressão linear – Wikipédia, a enciclopédia livre o que é econometria

Os pontinhos vermelhos são os resultados de uma função. Percebe que esses pontinhos não tem uma forma bonitinha?

Assim, a regressão linear faz com que os resultados desses dados se transforme em um função linear Y= aX + b. Todo mundo já foi perturbado por essa equação no ensino médio, né?

Dessa maneira, é possível fazer uma relação entre dois fatores econômicos distintos.

Logicamente, o gráfico mostra muito mais que apenas isso. Além de nos mostrar uma relação entre dois fatores, o gráfico também mostra a força dessa relação através da inclinação do gráfico.

Quanto mais inclinado, mais uma variável econômico influencia na outra. Por outro lado, pode acontecer de essa inclinação ser tão branda, que praticamente é descartado a força de uma variável sobre a outra.

Agora que vimos tudo sobre econometria, compartilhe com seus amigos para eles também aprenderem mais sobre esse mundão da economia.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Anterior

Porque economia é importante para as relações internacionais?

Proximo Post

10 conceitos básicos sobre economia que você precisa saber

Talvez você goste