O que é desenvolvimento econômico sustentável?

Se você costuma ler sobre economia e política, com certeza já ouviu falar sobre desenvolvimento econômico sustentável.

Mas você sabe o que ele é e como funciona? Por isso, resolvemos fazer esse texto. Continue lendo para descobrir mais sobre!

O que é Desenvolvimento Sustentável?

Antes de mais nada, precisamos entender o conceito geral desse tipo de desenvolvimento.

De acordo com a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, a definição mais exata é:

“O desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações […] que não esgota os recursos para o futuro.”

economia

Sendo assim, podemos entender esse modelo de crescimento da economia como um crescimento que não prejudica os recursos existentes no planeta para as futuras gerações.

Da mesma forma, que torna a economia sustentável e renovável, atingindo todas as camadas da sociedade.

Por isso, o modelo está muito ligado à preservação do meio ambiente, mas também a outras áreas, como a distribuição de renda, criação de empregos sustentáveis e redes de cooperação entre governos de vários países e empresas!

Por que essa proposta importa para a economia?

Como você já deve ter lido em vários textos do nosso site, existem diversas posições diferentes sobre economia dentro das discussões teóricas.

Porém, uma que reúne várias tribos é a seguinte: os recursos são finitos. Desse modo, é muito comum ver economistas defenderem que o gasto descontrolado de recursos (seja dinheiro puro ou insumos) não é algo responsável a se fazer.

Sendo assim, algumas vertentes defendem isso mais profundamente, por meio de medidas econômicas como o teto de gastos, que limita os dispêndios do governo. Ainda mais, você pode ler mais sobre isso no botão abaixo!

Por outro lado, outras vertentes da economia defendem essa ideia por meio da própria exploração da natureza. Para eles, utilizar os recursos naturais sem limites é um risco para o futuro, o que pode prejudicar futuras gerações.

De qualquer forma, a ideia é a mesma: nossos meios não são infinitos e o gasto exagerado deles pode nos render problemas seríssimos no futuro.

Esses problemas vão desde a falta de dinheiro para suprir as necessidades de um país até a falta de alimento e itens essenciais à sobrevivência. Um deles inclusive nós discutimos no nosso site em outro texto: o Cisne Verde.

sustentável

Você se lembra da crise de 2008? Caso não, clique aqui para ler sobre. Ela é chamada de “Cisne Negro” pelos economistas. Desse modo, o Cisne Verde é uma crise econômica também em escala global, causada pela deterioração do meio ambiente.

Como podemos atingir a sustentabilidade?

Desde o início do século 21 os especialistas têm discutido essa questão. Se já sabemos que os recursos são finitos, como podemos preservá-los? Por isso, o debate sobre o desenvolvimento de economias sustentáveis chegou a vários lugares.

Governos de Países

Diversos países já conversam sobre o modelo de crescimento, implantando medidas que contribuam com a ideia.

Alguns deles se destacam nas medidas que tomam em relação ao problema e são ranqueados de acordo com o Environmental Performance Index da universidade de Yale. São eles:

  1. Finlândia
  2. Islândia
  3. Suécia
  4. Dinamarca
  5. Eslovênia
  6. Espanha
  7. Portugal
  8. Estônia
  9. Malta
  10. França

Ainda mais, o Brasil ocupou em 2020 a 46ª posição do ranking, ficando atrás de vários países.

Da mesma forma, outro mecanismo que está sendo testado é o mercado de carbono. Desse modo, países que poupam carbono e produzem menos esse gás prejudicial ao meio ambiente podem adquirir créditos e vendê-los para outros países.

desenvolvimento sustentável

Empresas

Da mesma forma, empresas por todo o mundo estão empenhadas em diminuir sua carga de poluição e gasto exagerado, tomando medidas de crescimento e desenvolvimento sustentável. No Brasil, por exemplo, 5 empresas se destacam pelas suas ações:

  • Natura Cosméticos
  • Unilever
  • Nestlé
  • Valeo
  • Samsung

Todas essas estão realizando ações conscientes com o meio ambiente. Desse modo, essas atitudes são realizadas nas mais diversas formas, desde a diminuição do desmatamento até a diminuição da emissão de gases que contribuem com o efeito estufa.

Ainda mais, a própria economia já está estudando o meio-ambiente como uma área própria. Sendo assim, muitos pesquisadores consideram os problemas ambientais uma ameaça real ao futuro da economia.

Anteriormente, falamos mais sobre isso. Para ler nosso texto sobre economia ambiental clique aqui.

E você, entendeu o que é economia sustentável?

🌱💸 O Boletim Econômico é uma iniciativa de estudantes para estudantes. Por isso, se gostou do post, compartilhe com seus amigos e deixe-nos saber votando e comentando abaixo!

Total
1
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Anterior

Qual a importância de uma boa reserva de dólar para o país?

Proximo Post

5 melhores livros para começar a investir

Talvez você goste