O que é a CEPAL e qual sua importância para a economia?

Você já conhece a Comissão Econômica para a América Latina? Sabia que existem brasileiros que já contribuíram para a CEPAL? Sabe qual o papel da CEPAL para o desenvolvimento de seus países? Vem comigo, que hoje você vai descobrir!

A ORIGEM DA CEPAL

Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – Wikipédia, a  enciclopédia livre

A Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) foi criada pelo Conselho Econômico e Social, em 1948, e já começou a funcionar no mesmo ano. Com o objetivo de promover o desenvolvimento latino-americano por meio da ajuda econômica e a integração regional. 

Assim sendo, a origem da CEPAL se dá logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando o mundo se vê na condição de entender o desenvolvimento lento dos países periféricos. Isso, já que esses países ganharam posições no cenário internacional. 

Desse modo, a CEPAL é criada nesse contexto com o propósito de garantir a inserção dos países periféricos da América e Caribe. Por meio do apoio e do desenvolvimento tecnológico e industrial. Fazendo assim com que eles se tornem potências emergentes. 

Entretanto, mesmo após a guerra a Divisão Internacional do Trabalho continua bastante visível. Os países periféricos exportam matérias primas de baixo valor agregado (commodities) e os países desenvolvidos exportam produtos de alto valor agregado (manufaturas). 

Quer ler mais sobre esses dois conceitos da economia? Clique nos botões abaixo!

Dessa forma, a CEPAL tem a princípio como objetivo acabar com a dependência dos países. Ainda mais, promover o rápido avanço de sua indústria local e assim gerar um mercado mais benéfico a todos os envolvidos. 

FOCO DA CEPAL AO LONGO DOS ANOS 

  • Da origem aos anos 50: A indústria local através da substituição de importações
  • Nos anos 60: A reforma para desobstruir a indústria local; 
  • Nos anos 70: A reorientação dos “estilos” de desenvolvimento para a igualdade social; 
  • Já nos anos 80: A superação do problema da divida externa através do “ajuste com crescimento”
  • A partir dos anos 90: A transformação produtiva com equidade.

Ou seja, nos primeiros anos o pensamento da CEPAL foi muito influenciado por Keynes. Logo depois, nos últimos anos, o foco tem sido o pensamento pós-keynesiano, as novas teorias do comércio internacional e da organização industrial. 

Ciro Gomes Cid Gomes GIF - CiroGomes CidGomes Talking GIFs

LIÇÕES DA CEPAL PARA SEUS PAÍSES

O economista argentino Raúl Prebisch teve muita importância no início da CEPAL, com seu modelo de substituição de importações. Esse modelo nos diz que um país precisa substituir produtos importados por produtos nacionais, através do desenvolvimento de sua indústria.  

Biografia - Raúl Prebisch e os desafios do desenvolvimento no século XXI -  Biblioguias at Biblioteca CEPAL, Naciones Unidas
Raúl Prebisch

Todavia, com a adoção desse modelo os países da CEPAL cresceram muito no início dos anos 50. O Brasil adotou o modelo durante o segundo governo de Getúlio Vargas, que inseriu em seus mercados novos produtos.

Getúlio Vargas GIF - GetúlioVargas GIFs
Getúlio Vargas

Contudo, o processo de substituição de importações nos diz que o país deve produzir os produtos ao invés de se fazer a importação deles. Entende-se assim que existe a possibilidade de desenvolver as indústrias nascentes.

Assim sendo, produtos que antes eram fabricados lá fora e importados pela periferia, passam então a ser produzidos aqui. Dessa forma, o que antes se importava não se importa mais.

Além disso, na década de 60 a CEPAL propôs reformas aos seus membros. Com o objetivo de desobstruir a indústria local de seus países.  

Ainda mais, na década de 70 ocorre a reorientação dos estilos de desenvolvimento para a igualdade social. Expandindo o conceito de cooperar entre si, para além de interesses econômicos. Nesse ponto a CEPAL começa a ajudar na área social de seus países. 

Já durante a década de 80, muitos países latinos contraíram dívidas de empréstimos do exterior. E tiveram que estabelecer com a CEPAL uma série de medidas para a superação do problema, mediante o ajuste com crescimento.

Já falamos sobre essa época aqui no BE. Você pode clicar no botão abaixo para ler mais sobre!

A CEPAL ainda contribuiu com novos conceitos sobre a inflação. O que explicou muitos experimentos bem-sucedidos de equilíbrio da inflação em seus países.

BRASILEIROS NA CEPAL

Não podemos deixar de mencionar aqui alguns dos brasileiros que ajudaram no pensamento da CEPAL. São eles: 

Celso Furtado

Notícias da UFSC

Furtado fez contribuições por meio de analises teóricas que visavam uma reforma no modelo com o qual os países periféricos tentavam se industrializar. Desse modo, o conceito de subdesenvolvidos vinha à tona para explicar a industrialização tardia desses países da CEPAL. 

Além disso, defendeu o processo de substituição de importação desenvolvendo o plano de metas, no Brasil. Esse plano desenvolvido por Furtado permitiu que o BNDES, fizesse investimentos nas indústrias nascentes, com a ajuda do Estado.  

José Serra e Maria da Conceição Tavares

José Serra e Maria Conceição Tavares -  Dois-membros-da-Constituinte-que-produziu-a-Constituição-vigente-até-aqui-de-1988-José-Serra-e-Maria-Conceição-Tavares   Atuação de Serra e Conceição Tavares na Cepal ajudou na luta contra o autoritarismo na América Latina.  O trabalho “Além da estagnação: uma discussão sobre o estilo de desenvolvimento recente do Brasil”, lançado pelos economistas José Serra e Maria da Conceição Tavares em 1970 quando ambos trabalhavam para a Cepal em Santiago, no Chile.  O trabalho acabou exercendo um forte impacto no debate político e acadêmico por parte de grupos contrários a regimes autoritários que existiam na época em diversos países da região. Entre outras razões, porque trazia um levantamento, com dados pormenorizados, sobre o modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo regime militar brasileiro a partir de 1964.

Ainda mais, vale destacar aqui o trabalho escrito por ambos José Serra e Maria da Conceição em 1970, quando trabalhavam para a CEPAL. “Além da estagnação: uma discussão sobre o estilo de desenvolvimento recente do Brasil“.

Todavia, o trabalho em questão teve um forte impacto no debate político e acadêmico, por parte de grupos contrários a regimes autoritários que existiam na época. 

Entre outras razões, porque trazia um levantamento com dados detalhados, sobre o modelo de desenvolvimento implantado pelo regime militar a partir de 1964.  

Fernando Henrique Cardoso

Em artigo, FHC afirma que emenda da reeleição 'foi um erro' | Jovem Pan

O ex-presidente FHC também teve um papel importante na CEPAL. FHC publicou o livro “Dependência e Desenvolvimento na América Latina“. Foi escrito em conjunto com o sociólogo chileno Enzo Faletto. A obra foi escrita no Chile, onde os dois trabalhavam para a Cepal.

Dessa forma, os dois estudaram a situação de dependência dos países mais pobres em relação aos mais ricos. Além disso, defenderam a proposta de se estudar o caso de cada país individualmente e não como parte de um bloco.

Leia também: Quem são os economistas mais importantes do Brasil?

POR QUE A CEPAL É IMPORTANTE E COMO ELA ATUA HOJE? 

Desse modo, fica claro que a CEPAL é de suma importância para o desenvolvimento de países emergentes como o Brasil até hoje. Suas analises permitem um maior entendimento das técnicas de desenvolvimento que podem ser aplicadas a cada país. 

Sobretudo, a CEPAL ainda hoje realiza estudos, pesquisas e análises locais. Também presta serviços de assessoria a governos e desenvolve programas e projetos de ajuda técnica. Organiza conferências, reuniões, workshops, simpósios e seminários.

Além disso, sua sede se encontra em Santiago no Chile. Mas, a CEPAL conta com um escritório nacional localizado em Brasília.  

Nesse sentido, vale a pena o Brasil se aproveitar dos estudos da CEPAL, visando assim um maior desenvolvimento nacional. Uma colaboração direta com seus parceiros da América Latina, bem como aprender novas técnicas de comercio internacional.  

Por fim, o que achou da CEPAL? Você já conhecia sobre ela? Você tem alguma critica à CEPAL? Comente abaixo e mande o texto para seus amigos!

Total
2
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Anterior

CENSO DO IBGE DE 2021 SUSPENSO E POSSÍVEIS IMPACTOS NO BRASIL

Proximo Post

Os crescimentos exponenciais das 7 principais streamings do Brasil

Talvez você goste