6 princípios para investir como Warren Buffett

Warren Buffett é um dos maiores investidores que já existiu. Conhecido hoje como o Oráculo de Omaha, Warren Buffett veio de origens humildes, construindo um patrimônio líquido de mais de US $ 84 bilhões, de acordo com o Business Insider. Entenda neste texto como é investir como Warren Buffett

Visto que, sua vasta fortuna foi construída principalmente no mercado de ações. Assim, ele é considerado um dos investidores mais bem-sucedidos de todos os tempos. Mas, você ficaria surpreso ao saber que seus passos não serão difíceis de seguir, a menos que você tenha muito dinheiro para começar.

No entanto, Buffett encontrou seu sucesso em Wall Street. E, sua estratégia de liderança e psicologia de investimento o ajudará muito em suas atividades no mercado de ações.

Warren Buffet

Quem é Warren Buffett?

Buffett cresceu de maneira relativamente confortável. Seu pai, Howard Buffett, era um investidor que se tornou congressista. E, sua mãe, Leila Buffett, era dona de casa. Sua carreira começou muito cedo, quando ele conseguiu um emprego como entregador para o Washington Post aos 11 anos de idade. Buffett também trabalhava no armazém de sua família e passava um tempo na pequena corretora de seu pai. Assim, ele observava o que os investidores faziam e o que diziam.

Como um jovem investidor, Buffett conheceu Benjamin Graham. Que, o colocou sob sua proteção. Conhecido hoje como o pai do investimento em valor, Graham ensinou Buffett como investir em empresas subvalorizadas que têm uma vantagem competitiva.

Ao longo de sua carreira, Buffett buscou valor intrínseco escondido atrás de grandes desvalorizações. Oportunidades de comprar uma empresa avaliada em $ 38 a US $ 40 por ação a US $ 27 por ação. Ele atuou em muitos conselhos de empresas públicas. E, é cofundador da Berkshire Hathaway, uma empresa de investimentos com centenas de milhões de dólares em ativos sob gestão.

Buffet ao longo da vida

Buffett não compra apenas ações, ele é dono de empresas

Embora, quase todos os investidores queiram seguir os passos de Warren Buffett. Seria muito difícil fazer isso sem muito dinheiro para começar.

Buffett não é conhecido por investir pequenas quantias e simplesmente elevar os preços das ações. Uma posição de $ 100, 500, 1.000 ou mesmo 10.000 dólares nem arranha a superfície dos investimentos que Buffett está fazendo.

Por que é importante?

Buffett é um investidor ativista. Ou seja, ele compra ações suficientes das empresas em que investe, de modo que, faz sentido que as empresas lhe atribuam um papel ativo como conselheiro em seus conselhos.

Logo, Buffett se torna um ator importante no processo de tomada de decisões. E, ajuda a orientar as empresas que compraram na direção certa.

Capital investido em alguns ativos de Buffet

Embora o investidor médio não possa pagar um assento no conselho de administração de uma empresa de capital aberto. Logo, isso significa que você precisa ser mais realista sobre suas expectativas, seguindo a ideologia de investimento de Buffett.

Investimento de valor não é Buy-and-Hold

Um fator importante que você precisa saber sobre a estratégia de investimento de Buffett é que ele é um investidor de valor. Dessa forma, há um equívoco comum de que Buffett tem uma estratégia de investimento de Buy-and-Hold e há boas razões para isso.

Buffett disse uma vez, quando você não estiver pronto para possuir uma ação por 10 anos, nem pense em possuir 10 minutos.

Obviamente, essa citação pode sugerir que a estratégia de investimento de Buy-and-Hold é o caminho a percorrer. Assim, as ações falam mais alto do que palavras. No entanto, e as ações de Buffett no mercado de ações são as de um investidor de valor. Buffett também entende quanto valem as empresas que possui. E, não se envergonha de vender uma posição no momento certo.

Os investidores de valor procuram ações para manter no longo prazo. Ou seja, não há como dizer quanto tempo um investidor terá uma ação de valor para que ela valha seu valor intrínseco. Assim, essa estratégia usada por Buffett não sugere que você deva manter uma ação que atingiu o valor justo de mercado ou um preço superior ao seu valor. Embora, um investidor Buy-and-Hold possa deter essas ações, um investidor de valor prefere vender e obter lucro.

Princípios da Estratégia de Investir como Warren Buffett

Assim, existem seis princípios básicos da estratégia de investimento de Warren Buffett. Dessa maneira, você pode seguir independentemente de quanto dinheiro tenha para investir. Pois, seguir esses princípios básicos geralmente o leva a retornos acima da média do mercado de ações.

1. Saiba no que você está investindo

Warren Buffett nunca faz um investimento com base em qualquer propaganda de mídia ou mídia social. Ou seja, cada investimento que ele faz é altamente calculado e em suas áreas de interesse.

Na verdade, quando você planeja investir como Warren Buffett, está investindo em setores que são de seu interesse não apenas para você, mas para você conhece intimamente. Por exemplo, se você é um mecânico que deseja construir um pé-de-meia, um bom lugar para começar pode ser investindo em ações relacionadas a automóveis.

Por outro lado, se você é dentista, pode investir em uma empresa médica que está desenvolvendo uma maneira de obter alívio da dor após uma cirurgia oral sem opiáceos. Assim, investir como Warren Buffett é um processo que requer um pouco de pesquisa. Se, você não está interessado no que está investindo, provavelmente não está fazendo uma pesquisa completa. No entanto, se você tiver um conhecimento profundo do setor em estudo, saberá exatamente o que procurar nos fatores de sucesso no setor de sua empresa.

2. Um investimento deve se encaixar em critérios específicos

Se deseja investir como Warren Buffett. Considera as empresas com base nos seguintes critérios:

  • As ações devem ter preços razoáveis. Como investidor de valor, Buffett está interessado principalmente no valor das ações. Usando uma variedade de métricas de avaliação, como relação preço / lucro, preço / valor contábil e preço / preço de venda, o Oracle of Omaha garante que está fazendo um bom negócio antes de decidir comprar ações.
  • A gestão precisa da qualidade. Buffett investe com base na equipe de gerenciamento e nas métricas da empresa. Porque, mesmo com o melhor produto do mercado, as decisões erradas da equipe de gestão levam a contratempos significativos. Ou seja, antes de comprar ações de qualquer empresa, é importante entender quem está participando da corrida.
  • A empresa deve ser agressiva com seus reinvestimentos. Buffett não está interessado em obter dividendos ou lucros com seus investimentos. Ele vê os reinvestimentos agressivos de ações como um empreendimento muito mais lucrativo. Na verdade, ele está procurando empresas como a Amazon. Que, mesmo com margens baixas estão reinvestindo seus lucros e gerando um retorno sobre o patrimônio líquido.
  • A empresa deve ter forte lucratividade. Uma coisa que você não verá em Buffett é investir em uma empresa deficitária. Para que o Buffett ou a administração da Berkshire Hathaway adquira ações, a empresa deve estar gerando lucros atraentes.

3. Procure um fosso econômico

Warren Buffett, como qualquer investidor de sucesso, entende que o sucesso de uma empresa depende de sua capacidade de conter a concorrência. Portanto, não é de se admirar que o oráculo de Omaha sempre fale de um fosso econômico.

O que é um fosso econômico?

Pense em um fosso na Idade Média. Os poços eram enormes e cheios d’água que cercavam o castelo, afastando visitantes indesejados e protegendo os residentes do castelo.

Esta ideia também funciona para empresas.

O fosso econômico de uma empresa inclui uma marca forte e patentes. Que mantêm os concorrentes afastados. Se, os concorrentes decidirem preencher o vazio criado por essa propriedade intelectual para arrancar da empresa. Eles devem estar preparados para os problemas econômicos causados ​​por marketing ou litígio caro.

Assim, antes de investir como Warren Buffet, aproveite para pesquisar sua propriedade intelectual. Além disso, esteja ciente das tentativas de concorrentes de infringir essa propriedade intelectual e de como a empresa na qual você está tentando investir respondeu. Embora, a propriedade intelectual em si seja grande, as empresas que têm um histórico comprovado de defesa contra concorrentes nos tribunais geralmente têm um fosso econômico. Que mesmo os concorrentes mais corajosos não estarão dispostos a enfrentar.

4. Dinheiro é um investimento

Se tem dinheiro no bolso, ele pode ficar lá. Embora, ele seja um forte defensor de aproveitar oportunidades no mercado de ações, se atualmente não há oportunidade que corresponda a seus critérios, ele fica feliz em ficar com seu dinheiro.

Houve muitas vezes ao longo da história. Que o valor do dinheiro cresceu mais rápido do que o valor das ações. Além disso, com o dinheiro no bolso, você tem a capacidade de capitalizar fortes oportunidades no mercado de ações quando elas surgirem. Ao invés, de se contentar com uma ação que simplesmente não está produzindo os retornos desejados.

Então, seja seletivo nos investimentos que você faz. Se, você não conseguir encontrar uma ação que se encaixe em sua estratégia de investimento, segure seu dinheiro. Mais oportunidades virão em breve.

Fala do autor

Lembre-se que o Warren Buffett tem esse pensamento, pois o seu capital financeiro é dado em dólares (uma moeda muito forte).

5. Não defina e esqueça

Warren Buffett nunca investiria em uma empresa e a esqueceria por anos. Como um investidor de valor, ele é um dos investidores mais ativos em Wall Street hoje.

Todo investidor de sucesso reserva um tempo para controlar seus investimentos e realinhar seu portfólio conforme necessário. Para fazer isso, examine seu portfólio pelo menos trimestralmente ou, na melhor das hipóteses, mensalmente.

Assim, procure ações que não se enquadram nos seus critérios de investimento. Talvez o valor tenha crescido a ponto de supervalorizar. A equipe de gestão mudou para pior ou uma batalha legal surgiu e a propriedade intelectual da empresa falhou. Quando as circunstâncias de uma empresa mudam e ela não atende mais aos critérios de investimento de valor pode ser o momento de vendê-la e procurar a próxima oportunidade.

Tudo pode acontecer no mercado. Buffett cuida muito de seus investimentos para não perder nada. Deve fazer isso também.

6. Venda quando o valor se dissipar

O objetivo de um investidor de valor é encontrar um desconto em uma ação de qualidade. Depois que as ações são compradas com desconto, o investidor espera pacientemente que as ações aumentem de valor a um preço justo.

Dessa forma, você deve ter pelo menos uma ideia aproximada do valor justo de mercado de seu investimento com base em sua pesquisa. Uma vez atingido esse preço, não há mais desconto.

Nesse ponto, os investidores de valor normalmente vendem suas ações, obtendo lucro no spread entre o preço pelo qual as ações foram compradas e o preço justo pelo qual as ações foram vendidas. Então, você pode usar seu dinheiro para investir na próxima oportunidade.

Palavra Final

Por fim, todo mundo quer investir como Warren Buffett. Embora poucos tenham capital de investimento para comprar um assento no conselho de uma empresa de capital aberto, há várias coisas que você pode aprender com o Oráculo de Omaha.

A estratégia de investimento de valor, em particular, é boa quando você está disposto a passar o tempo pesquisando e tem um conhecimento sólido do mercado de ações.

Se isso não acontecer, não há vergonha em investir em fundos ou renda fixa enquanto você ganha experiência e retornos médios no mercado nesse meio tempo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Como criar e multiplicar moeda?

Próximo

Por que há inflação?