É possível que a moeda chinesa ultrapasse o dólar?

Sem dúvida um dos assuntos mais discutidos é em relação a moeda chinesa. Você já ouviu falar sobre hegemonia da moeda?

Irei te explicar sobre a hegemonia do dólar. Falaremos também sobre a possibilidade da moeda chinesa ultrapassar o dólar.

Então se quiser saber mais sobre economia mundial, é só continuar aqui comigo!

O QUE É HEGEMONIA DA MOEDA?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que significa ter a hegemonia da moeda.

Hegemonia significa superioridade de alguma coisa sobre outra. Como sabemos, o Dólar americano é a moeda mais utilizada no mundo. Assim sendo é considerada a principal moeda de reserva mundial.

A maioria das 185 moedas que existem no mundo hoje são usadas principalmente em seus referentes países. Por mais forte que seja, nenhuma delas conseguiu, ainda, sucesso em substituir o dólar como moeda de reserva mundial.

Algumas moedas como o euro, o iene e a libra, são aceitas em muitas transações comerciais ao redor do mundo. No entanto, a moeda de reserva real é o dólar, usado mais do que qualquer outra moeda no mundo.

Um exemplo real é que muitos países menores relacionaram suas moedas nacionais ao dólar. Vinculando assim suas fortunas econômicas à moeda americana.

Counting Money Im Rich GIF - CountingMoney ImRich DollarBills GIFs

É POSSÍVEL QUE A MOEDA CHINESA ULTRAPASSE O DÓLAR?

Sabemos que o mundo vem passando por grandes mudanças. Talvez a mais relevante a longo prazo seja o conflito entre EUA e China.

A disputa vai além da recente guerra comercial. Vai além, também, do domínio da tecnologia do 5G, base da internet das coisas que vem pela frente.

Essas são questões importantes, mas o que precisamos entender é o que está por trás dessas ações. Tais estratégias são um pequeno spoiler do avanço geopolítico que a China pretende fazer nos próximos anos.

Para alcançar o domínio que os EUA têm hoje no mundo, será necessário que a moeda chinesa alcance um grande espaço e mercado. É necessário que esta moeda se transforme plenamente conversível e segura para os investidores. Algo que ela está longe de ser hoje.

Guerra-Fria | Blog Maxi Educa

COMO VENCER A SUPREMACIA DO DÓLAR?

Antes de mais nada, parte desse domínio do dólar tem a ver com o tamanho de sua economia.

De uns tempos para cá, não apenas a economia americana perdeu espaço relativo na economia mundial. Mas também dá sinais de endividamentos crescentes. Assim poderá fazer com que o mundo perca confiança na sua moeda nos próximos anos.

Mas a diminuição da importância do dólar teria que acontecer juntamente ao surgimento de alguma outra moeda. O euro é uma opção arriscada, pois a base de formação da moeda única europeia é politicamente frágil como se viu nas crises pós-2008.

Resta então o renmimbi, moeda chinesa, como opção possível.

A China tem ambições “imperiais” conhecidas e que tem sido avançadas. Podemos citar, o ´´Made in China 2025´´ e a criação de bancos de investimentos na Ásia fora da supervisão das instituições ocidentais.

Temos também a estratégia  que visa aumentar a presença chinesa na Ásia através de investimentos em infraestrutura. Parece inevitável ver a presença americana na Ásia diminuir ao longo dos próximos anos em detrimento dos chineses.

Por enquanto, parte desse investimento ainda é feito em dólar, pois falta a confiança na economia chinesa para se usar de forma mais intensa sua moeda nessas transações.

China deve se tornar maior economia do mundo em 2028, diz centro de estudos  - Época Negócios | Mundo Moeda Chinesa

QUANDO ESSA CORRIDA DA MOEDA CHINESA COMEÇOU?

Talvez esse processo de tentativa de internacionalização da moeda tenha começado em 2018. Mas o que ocorreu em 2018? Você deve estar se perguntando.

Sendo assim, em 2018 os chineses criaram contratos de compra de ouro e petróleo com a moeda chinesa. Ou seja,  quem vender petróleo para os chineses poderá trocar os renmimbis por ouro em Hong Kong ou Shangai.

Dando continuidade, é a primeira vez desde a II Guerra Mundial que se pode comercializar petróleo e ouro sem se precisar do dólar. A moeda chinesa, pode então, ganhar espaço no futuro.

Ainda assim, é importante ressaltar que os chineses podem estar tentando dar sinais de confiança à sua moeda ao colocar certa paridade desta com o ouro.

QUAIS DIFICULDADES A CHINA ENFRENTA EM RELAÇÃO A SUA MOEDA?

A dificuldade é acreditar que os chineses continuarão a depender do ouro, uma relíquia bárbara, para trazer confiança a sua moeda. Porém, essa ação tem pouco espaço para progredir.

A interpretação que podemos ter é de que a moeda chinesa pode em parte ter mais presença nas transações internacionais. Mas dificilmente terão o peso que o dólar tem.

Para isso acontecer vão ter que dar o passo de convertibilidade plena de sua moeda. Tendência essa revertida em 2015, quando os chineses perceberam o que a falta de confiança pode fazer com uma moeda.

Liberar totalmente o renmimbi hoje, pode fazer com que haja fuga intensa de capitais. Pois há desconfiança do grau de interferência do governo chinês sobre sua moeda.

A questão relevante, assim, é saber se os chineses querem dar o passo adicional de maior liberdade no mercado cambial. No limite, significa dizer dar mais liberdade como um todo à economia, mostrando que o governo interferira cada vez menos neste e em outros mercados. Mas parece não ser o caso.

Conflitos entre China x Estados Unidos: qual é o impacto global? – Blog Moeda Chinesa

E ai? O que achou do texto? Comente aqui em baixo sua opinião, para que possamos debater o assunto.

Te espero no próximo texto com mais algum assunto do incrível universo da economia. Até mais! 🙂

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Copa América: Prós e contras para o Brasil

Próximo

Auxílio emergencial será prorrogado por mais 3 meses?