Entenda a diferença entre IPCA e IGP-M

A gente sempre ouve falar sobre inflação, né? Inclusive a inflação de 2020 passou de 20%! 😮 Mas espera ai, o jornal falou que o ano fechou em torno de 4,5%… Hmmm então, não existe só um índice que mede inflação, e hoje, vamos falar do IPCA E IGPM.

shining stanley kubrick GIF

E já adiando que o o Banco Central tem diversas sessões dedicadas a falar de inflação. Se quiser saber as notícias inflacionários de forma mais completa, clique no botão abaixo.

IPCA

O IPCA é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. É calculado pelo IBGE e usa em seus estudos principalmente os bens e serviços. De forma geral, o comércio e preço dos serviços ofertados. Ou seja, quando falamos sobre como o feijão está caro, estamos vendo o reflexo dos estudos do IPCA.

Não atoa, por curiosidade, na época de hiperinflação no Brasil, os preços nos supermercados mudavam constantemente. Inclusive de um dia para o outro.

Lauren Hashian Wtf GIF by swerk inflação

Mas, como falamos, também é o índice que reflete nos serviços. E, por isso, quando a gente escuta sobre “reajuste salarial”, também está sendo considerado o IPCA.

Porque, afinal, se os preços e serviços estão mais caros, afim de manter o poder de compra, é importante que seu salário seja reajustado, pelo menos, de acordo com o IPCA, então fica de olho, hein?!

Sabia que a nota de 200 reais é um reflexo da inflação no Brasil? Leia mais em: Os motivos e as consequências da nota de 200 reais.

IGP-M

o IGP-M é o Índice Geral de Preços Mercado. E, como você já pegou a ideia, o índice vai servir para reajustar valores. Neste caso, o reajuste de que mais falamos são os de aluguel (além de telefonia, energia,..), e, quem paga aluguel, sente bem essa diferença todo ano.

Esse índice é calculado pela FGV e, pode-se dizer, que é composto por três índices: o IPA-M (Índice de preços por atacado-mercado), IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor – Mercado) e INCC-M (Índice Nacional do Custo da Construção – Mercado).

disney house GIF igp-m

Isso quer dizer que contempla coisas bem diversas. Seja insumos para construção, legumes, educação… é… bem diverso mesmo. Por isso, pelas próprias palavras da FGV, é “uma medida abrangente do movimento de preços, que englobasse não apenas diferentes atividades como também etapas distintas do processo produtivo”.

Medidas para conter a inflação

Saber a diferença entre os índices de inflação é importante para nós entendermos sobre as mudanças de preços e sobre como isso afeta os nossos gastos. Mas como estamos falando do Boletim Econômico, trago um extra: como conter a inflação?

Então, em economia tudo depende, né? Dessa forma, não necessariamente essas são regras para conter a inflação, mas, sim, medidas que podem contê-la – além, também, de medidas que não são nem um pouco indicadas.

james franco wtf GIF

Leia sobre o Plano Real e sobre como ajudou a conter as hiperinflações no país, clicando aqui.

Mais comentadas…

Por isso, começo com o não indicado: congelamento de preços. Isso já deu tão errado, tantas vezes, que é quase uma regra sobre o que não fazer. Imagina: o feijão tá ficando caro por causa da inflação e o governo define que o preço não pode ultrapassar 3 reais – sendo que deveria estar a 5. Isso desanima os produtores, colaborando para nem ter mais feijão.

Papel moeda em circulação também é discutível. Pense no dinheiro como um produto – se tem muita oferta, o preço cai. Por isso, medidas de auxílio a população devem ser muito bem calculadas pelos economistas. Até porque não adianta muita coisa colocar dinheiro na economia e o preço dos produtos aumentarem.

inflação

Como imprimir dinheiro sem gerar inflação?

Na mesma linha de muito dinheiro na economia, a taxa de juros, no nosso caso, a Selic, pode auxiliar em menos papel moeda em circulação. Para facilitar, pense na Selic como o preço do dinheiro – quanto mais alta a taxa, mais caro é o dinheiro, então vale mais a pena guardar do que gastar.

Mas já adianto que a economista, Zeina Latiff, discorda bastante dessa medida. Então, se quiser ver o que pensam os economistas sobre inflação, indico ler esse texto aqui.

E qual sua opinião sobre as medidas para conter a inflação? Deixe nos comentários ou no nosso instagram. E, se ficou com alguma dúvida, também convido a nos mandar uma mensagem, para te ajudar ainda mais a entender economia 😉.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Anterior

Como a industria dos jogos superou o cinema e música?

Proximo Post

O que é criptoeconomia comportamental

Talvez você goste