O que exportam os 10 países mais ricos do mundo?

Você conhece os 10 países mais ricos do mundo? Gostaria de saber o que eles mais exportam? Será que existe uma correlação com as exportações, que explique porque esses países são ricos?

Aqui você vai descobrir tudo isso, vem comigo!

10 – Arábia Saudita

Arábia Saudita – Wikipédia, a enciclopédia livre

Primeiramente, em 10º lugar temos a Arábia Saudita, eles exportam principalmente o barril de petróleo cru. Afinal, isso se deve a sua empresa estatal de petróleo, a Saudi Aramco, que tem dado receitas exorbitantes nos últimos anos.

Exportações da Arábia Saudita (2019)

9 – Coreia do Sul

한국에 오신 것을 환영합니다 - A bandeira da Coreia do Sul - Surto Olímpico

A economia sul coreana exporta produtos de alta tecnologia, como: carros, petróleo refinado e microchips. Além disso, vale ressaltar que isso pode ser reflexo das políticas industriais adotadas pelo país nas décadas de 60 e 70, quando estava sob o comando do General Park-Chung hee.

Exportações da Coreia do Sul (2019)

8 – Israel

Israel – Wikipédia, a enciclopédia livre

Em seguida, temos Israel que é conhecido mundialmente pelo seu comercio de diamantes lapidados. Ainda mais, o país também exporta: fármacos, equipamentos médicos, microchips e produtos de química fina. Todos de alta tecnologia.

Exportações de Israel (2019)

7 – Japão

Ficheiro:Flag of Japan (with border).png – Wikipédia, a enciclopédia livre

Igualmente, o Japão é outro país do topo da fronteira tecnológica, suas exportações são principalmente: carros, microchips, peças de veículos e maquinário de ponta. Ainda mais, podemos destacar aqui grandes empresas japonesas como a Sony e a Toyota.

Exportações do Japão (2019)

6 – França

Ficheiro:Flag of France (1794–1815, 1830–1958).svg – Wikipédia, a  enciclopédia livre

Ainda mais, a França exporta principalmente, aviões, helicópteros e caças. Assim como: carros, medicamentos e turbinas de gás. Contudo, todos bens de alta complexidade e tecnologia. Todavia vale mencionar que os caças franceses são famosos aqui na força aérea brasileira.

Exportações da França (2019)

5 – Reino Unido

Significado da bandeira do Reino Unido - Estudo Prático

Por outro lado, o Reino Unido, tem uma economia mais diversificada em suas exportações, contando com produtos da indústria extrativa, como o barril de petróleo cru e o ouro. Por outro lado, exporta também produtos de alta tecnologia como: peças para aeronaves, medicamentos e turbinas de gás.

Exportações do Reino Unido (2019)

4 – Alemanha

bandeira da República Federal da Alemanha. 1925484 Vetor no Vecteezy

A economia alemã é altamente industrializada, a Alemanha faz parte do Grupo dos Sete (G7) que é, o conjunto de países mais industrializados do mundo. Sendo assim, sua economia tem como carro chefe, a exportação de: veículos, maquinário de ponta, instrumentos médicos e remédios.

Exportações da Alemanha (2019)

3 – China

China – Wikipédia, a enciclopédia livre

Atualmente, o dragão asiático é uma das economias que mais crescem no mundo e tem uma economia bem diversificada. Dessa forma, a China exporta varias mercadorias, a maior parte é de equipamentos de transmissão (rádios, microfones, caixas de som, cabos, antenas e celulares).

Nesse sentido, podemos também ressaltar o papel da China na parte das importações, ao observar para onde os países atualmente tem exportado mais, encontramos geralmente a China entre os países que mais compram.

Exportações da China (2019)

2 – Rússia

Bandeira Russa: origem, história e significado - Toda Matéria

A Rússia tem suas exportações concentradas no petróleo, seus derivativos e no gás, sendo a maior fornecedora de gás natural para a Europa.

Dessa forma, essa soberania sobre o fornecimento de gás natural para a Europa tem sido usado para minar o apoio de países europeus a Ucrânia, em uma eventual invasão da Crimeia. Ainda mais agora, que a Rússia está terminando a expansão da Nord Stream, um gasoduto que liga diretamente Rússia e Alemanha.

Exportações da Rússia (2019)

1 – Estados Unidos

Download wallpapers US flag, 4K, American flag, USA, flag of USA  besthqwallpapers.com | Bandeira dos eua, Bandeira americana, Bandeiras dos  países do mundo

Finalmente, em nosso ranking os EUA aparecem em primeiro lugar, sua economia é bastante diversificada, eles exportam assim, desde soja, até produtos de alta tecnologia, como: carros, computadores, armamento bélico e remédios.

Exportações EUA (2019)

Qual conclusão tiramos?

Dessa forma, nosso ranking teve como base os países mais ricos segundo a variável PIB per capita, e você pode conferir esse ranking clicando:

Portanto, pudemos observar que um país rico geralmente é um país que tem uma economia baseada em bens de alta tecnologia ou tem uma economia bastante diversificada, como é o caso de China e EUA.

Em suma, um país que deseja se tornar rico precisa primeiro pensar em formas de se industrializar e produzir bens de ponta, só assim poderá competir no mercado internacional com esses gigantes.

E você, o que acha disso? Deixe sua opinião abaixo!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Como a lei chinesa do filho único afetou a economia?

Próximo

Entenda a diferença entre contratar por CNPJ e por CPF