O que aprendemos na faculdade de Economia?

Confesso que eu sou suspeita para falar disso, mas assim, é um curso sensacional e as matérias vão te guiar pra vida! Parece exagerado, mas tô falando sério… então, se quiser entender “porque Economia”, continue lendo esse texto.

Tonight Show Lol GIF by The Tonight Show Starring Jimmy Fallon economia

As matérias

Bem, há quem ache que economia é “exatas”, mas não é bem assim. O curso tem, sim, matemática, estatística, modelos econômicos (que usam números)… mas também tem história, sociologia, geopolítica…

Ou seja, é um tudão do mundo. É a ciência que estuda a sociedade e que utiliza números para isso. Mas não só as pessoas especificamente, como também as empresas e o governo.

E é por isso que, quando falamos de imposto, auxílios, políticas, etc, estamos falando de assuntos econômicos.  

Agora, “dando nome aos bois”, temos duas grandes áreas no curso: microeconomia e macroeconomia. De forma bem direta, a micro trata as pessoas separadamente das empresas e do governo, cada um é um. Ou seja, é muito comum dentro das empresas, estudando formas de maximizar lucros, por exemplo.

Já a macroeconomia estuda a relação desses três. Exemplo: pensa sobre a implementação do auxílio emergencial feito pelo governo. Bem, meio que ajuda as pessoas, que agora podem comprar mais, que então sustentam as empresas, mas afeta as contas públicas.

Nickelodeon Money GIF by HULU economia

E ai, (olha só o rolê) as demais áreas, que falamos mais acima, entram da seguinte forma: a matemática e estatística auxiliam na criação de modelos matemáticos e as matérias sociais auxiliam no entendimento das relações.

Afinal, um modelo pode ser lindo na teoria, mas pode ser que a população não curta muito a ideia. Por isso a gente fala que é preciso saber fazer política, não só saber agradar, nem só ser um gênio matemático (quase uma teoria Maquiavélica hehe) – equilíbrio é tudo.

monkey bridge GIF

Veja quem são os economistas mais importantes do Brasil, clicando aqui.

As faculdades

Sim, esse tópico existe porque a faculdade faz diferença. E já estou trazendo aqui, para você que está considerando fazer o curso. Porque é o seguinte: como falamos, o curso é muito forte tanto em exatas, quanto humanas.

Com isso, quero dizer que você pode se deparar com faculdades mais voltadas para a matemática ou não. Tem faculdade que a grade foca mais em história do que tudo, já outras, mais em estatística, e assim vai…

Então é bom você entender qual a área te interessaria mais, antes mesmo de escolher a faculdade. Vou te explicar melhor o porquê.

Think Which One GIF

Economia para a vida

No campo profissional, você pode levar para, praticamente, qualquer área. Você pode empreender, que já vai ter noção de estudar o mercado. Você pode ser gestor, porque já sabe calcular como ter o máximo de lucro. E essas duas opções já servem para qualquer área.

Mas, você pode estudar o passado, o presente e o futuro das economias. Porque a Inglaterra se deu bem na Revolução Industrial? Porque os EUA é a maior potência até o momento? Será que a China vai tomar o primeiro lugar? Como vai fazer isso?

Ou mais ainda, sabia que existem um monte de economias? Economia Ambiental, Economia Comportamental, Economia da Pesca, até. Afinal, tudo pode ser analisado com matemática e tudo pode ser estudado com comportamento. Mas ah, detalhe, dificilmente essas áreas vão estar na faculdade, tá mais para mestrado, mas lógico, se baseiam em toda graduação.

Studying College Life GIF

Na dúvida, leia sobre “Onde os economistas podem trabalhar?

E, claro! Não podia faltar: mercado financeiro. E, para isso, economia é essencial… estudar taxas, entender o mercado, analisar decisões… tudo!

Aproveita e dá uma lida na trajetória da economista Zeina Latif.

Afinal, tudo isso está no nosso dia a dia. As decisões que os políticos fazem por nós. Empréstimos que são feitos, decisões financeiras… não é a toa que o símbolo de Economia é um mundo com uma engrenagem: o economista estuda como funciona a nossa relação com o mundo em que vivemos.

Masolhaaíaexplicaçãocertinha:Resultado de imagem para economia simbolo

E é por isso que eu gosto de dizer que entender (pelo menos o básico de) economia é essencial para todos. Você aprende sobre como esse mundão funciona e isso te ajuda a tomar melhores decisões.

Então, assim, mesmo que não faça o curso, acompanhe o BE e leia sobre economia, até mesmo para não ficar boiando naquelas reportagens do Jornal Nacional ? .

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Quais são e o que fazem as 5 pessoas mais ricas do Brasil?

Próximo

O que aprendemos na faculdade de Relações Internacionais?