Crise financeira em empresas: o que é e como afeta seu negócio?

Durante 2020, o mundo encarou uma das maiores pandemias da história. Com isso, vários países e áreas de atuação sofreram prejuízos. O Brasil e, principalmente o ambiente de negócios brasileiro, foram alvos dessa crise.

Por isso, nesse texto o BE vai te explicar o que é uma crise financeira em empresas. Como elas começam, quais os motivos mais frequentes e como elas afetam o seu negócio.

Pegue seu café e seu bloco de notas, vamos começar!

crise

O que são e como começam as crises financeiras em empresas?

As crises financeiras já são velhas conhecidas do público do BE. Principalmente porque elas dizem respeito a um tema que tratamos muito: investimentos e bolsa de valores. Você pode conferir um texto sobre isso clicando aqui.

Mas agora falaremos de algo diferente: as crises financeiras em empresas. Embora o mercado de ações tenha a ver com elas, as crises nos negócios não se resumem a ele. Elas começam por vários outros motivos que podem estar relacionados à época, gestão, negociações, mão de obra…

São várias as possibilidades.

Desse modo, a má gestão das empresas, o desperdício de recursos, a precificação errada do que a empresa tenta vender e até a má relação com a equipe podem trazer crises para as empresas.

Por isso, é preciso que os empreendedores estejam sempre atentos aos sinais e aos processos, para não se depararem com uma crise financeira em suas empresas.

crise financeira

Mas quais sinais e processos são esses?

Os sinais ocorrem em várias áreas da empresa!

Por exemplo: sua relação entre oferta e demanda está correta? O preço do seu produto está em um ponto ótimo onde você vende o máximo possível? Você está utilizando seus recursos de forma consciente ou está desperdiçando capital? E sua equipe, se sente confortável trabalhando? Sua relação com os consumidores é satisfatória?

Checar todos esses aspectos da empresa é essencial para prevenir crises. Mas não se engane: não são os únicos fatores.

Existirão vezes na caminhada de um gestor em que todos esses fatores estarão indo bem. E aí, do nada, uma crise econômica aparece. Não foi exatamente isso que aconteceu em 2020?

E a crise pegou a todos de surpresa.

Vamos olhar alguns números?

  • Em 2020, os pedidos de fechamento de empresas cresceram em 12,7%.
  • Desde o início da pandemia, 716.000 empresas brasileiras fecharam as portas.
  • Algumas empresas famosas que atuam no Brasil quebraram. São elas: LATAM, Avianca, Aeroméxico, Hertz, Cirque du Soleil.

Sim, até o Cirque du Soleil entrou no meio. Até porque, como dizem por aí, palhaço sem plateia não faz piada, não é mesmo?

Crise

Ainda mais, muitas empresas não conseguiram fechar parcerias para salvarem seus negócios. Da mesma forma, outras não conseguiram adaptar sua produção para os tempos de pandemia.

Mas então, como evitar as crises?

As crises são enfrentadas por meio de uma boa gestão! Independente da área da empresa pela qual ela comece, uma boa administração dos negócios e do ambiente da sua empresa é muito necessária.

Desse modo, várias ações podem ser tomadas. Fechar bons acordos e parcerias, manter as contas em dia, não assumir riscos maiores que aqueles com os quais você pode trabalhar, contratar uma boa equipe e mantê-la sempre incentivada, estimular sua relação com consumidores…

E lembra que falamos do mercado de ações? Se sua empresa tiver capital aberto, as relações com os trabalhadores e consumidores não são as únicas que importam: é preciso manter os investidores felizes, também! E investidores ficam felizes com empresas que conseguem administrar bem seus conflitos, não é mesmo?

Ainda mais, é claro, empresas que conseguem fazer os cálculos corretos e tomar sempre as decisões mais lógicas e lucrativas!

Stonks Are Trading Up GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Por isso é importante contatar profissionais por exemplo de economia, contabilidade e relações internacionais (se a empresa operar fora do país), para consultar especialistas que saibam lidar com os conflitos e crises.

Muitos desses profissionais podem auxiliar na gestão de crises financeiras em empresas. É o caso da nossa parceira, a PUC Consultoria Jr, que tem um texto todinho voltado para esse assunto. Quer saber mais sobre como salvar seu negócio? Basta clicar no botão abaixo para conferir!

Depois disso, conta pra gente o que achou do texto nos comentários. E caso tenha uma empresa, nos conte sobre como você está fazendo para blindá-la dos problemas durante a pandemia!

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Anterior

Por que não existe uma economia perfeita?

Proximo Post

Congelamento de preços: o que é e quais os efeitos na economia?

Talvez você goste