Como a industria dos jogos superou o cinema e música?

Recentemente a indústria dos jogos, vem obtendo um destaque muito grande em relação ao seu rendimento financeiro.

No último ano, essa indústria foi responsável pela movimentação direta de mais de U$120 bilhões, sendo o mercado de entretenimento que mais lucrou, superando a música e o cinema.

Mas, você sabe como os jogos superaram a música e o cinema?

Vem comigo que eu te explico!

Happy Red Bull GIF by The Chiefs Esports Club

A ascensão do mercado da indústria de games

Desde o surgimento do mercado nos anos 70, a indústria dos jogos passou por várias transformações na forma de consumo e produção. 

No começo da indústria, o ato de jogar videogame acontecia principalmente nos arcades, máquinas de grande porte e de difícil acesso à grande parte da população. O que dificultava o acesso e a comercialização de jogos digitais.

Entretanto, com o surgimento de grandes nomes no mercado como a Nintendo e a Sega, a presença de consoles e aparelhos eletrônicos em ambientes domésticos ficou cada vez mais comum no mundo.

Graças ao sucesso de consoles como o NES (Nintendo Entertainment System) e o seu sucessor o SNES (Super Nintendo Entertainment System), a Nintendo tinha atingido o topo da indústria, sendo a principal empresa do mercado.

Um exemplo dessa “explosão” dos consoles, foi o Nintendo Entertainment System (NES), mais conhecido no Brasil como Nintendinho. 

O console japonês lançado pela Nintendo no ano de 1983, foi responsável por boa parte da popularização do mercado de consoles pelo mundo. O NES vendeu aproximadamente 61,91 milhões pelo mundo, sendo o primeiro aparelho a vender mais de 10 milhões de unidades.

Super Mario Nintendo GIF

A Popularização do acesso à midia

Apesar da grande dominância da Nintendo no mercado, a presença de novas empresas no mercado foram responsáveis por cada vez mais popularizar a mídia.

Um exemplo disso seria a Sony, a empresa japonesa que se destacou cada vez mais em relação à produção de games.

Por ser uma empresa bem estabelecida no mercado de mídias, a Sony entrou no mercado de jogos e foi responsável por uma grande mudança na indústria, a introdução do CD como forma de mídia.

Lançado no ano de 1995, o Playstation, foi o primeiro console que tinha o CD como forma de mídia, antes disso, as mídias era majoritariamente cartuchos. Algo que facilitou o acesso da população aos games.

Um dos principais motivos dessa popularização foi o constante aparecimento de novos jogos e novas desenvolvedoras, que por sua vez tinham menos gastos e riscos ao criar para o console da Sony.

Outro motivo da grande popularidade do Playstation, foi a vantagem gráfica em relação aos concorrentes da época, que tinham menos recursos comparados a ele.

Por conta disso, o Playstation foi por muito tempo o console mais vendido de todos os tempos, perdendo seu posto apenas para o seu sucessor, o Playstation 2, que vendeu 155 milhões de unidades.

A era do streaming e novos recordes

Com o passar dos anos, a indústria dos jogos se consolidou cada vez mais como um mercado lucrativo.

Por conta disso, a presença do mundo dos games foi se tornando algo cada vez mais comum no dia a dia das pessoas.

Dessa forma, o consumo de vídeo game passou a atingir pessoas que não tinham acesso antes. Seja pela popularização dos jogos de celular, ou pelo grande aumento no número de jogos free-to-play, ou, grátis para jogar.

Um exemplo disso seriam jogos como League of Legends, Fortnite e Free Fire. Jogos que apesar de serem gratuitos para jogar, geram mais de 10 bilhões de dólares por meio de transações internas no jogo.

Além disso, a popularização dos campeonatos de e-sports se mostraram como uma grande fonte de renda para as empresas. No ano de 2020, o mercado de esportes eletrônicos movimentou mais de 2 bilhões de dólares.

• Veja também: O que é trader esportivo e como ele lucra com apostas?

Portanto, nos últimos anos o mundo dos games, anualmente apresentam uma grande evolução em seus números de vendas e de outras rendas.

Por fim, a indústria dos games constantemente é um dos mercados do entretenimento que rende na economia.

Curtiu o texto? Compartilhe com seus amigos para eles também aprenderem mais sobre!

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Anterior

5 séries para entender política

Proximo Post

Entenda a diferença entre IPCA e IGP-M