Que a Disney possui um monopólio cinemático não é novidade para ninguém.
Porém, a The Walt Disney Company não é mais apenas um estúdio de cinema, ela vai muito além disso.
Nesse contexto, cabe ressaltar que ela é uma multinacional de mídia e vem se expandindo cada vez mais no ramo de publicidade, teatro, musica, esportes, etc.
Dessa forma, no texto de hoje, o Boletim informa sobre os investimentos da empresa em outros canais midiáticos, focando principalmente nos de esporte, como a ESPN e a Fox Sports.
Se interessou em saber mais sobre como a Disney montou um monopólio? Continue lendo!

Entenda um pouco mais sobre a Disney e seus investimentos
Além dos famosos parques temáticos e os mais diversos filmes e desenhos animados produzidos pela Disney, a empresa agora também vem investindo em compras de outras empresas.
Sendo assim, ela é dona de diversas empresas no que tange o ramo midiático e cinematográfico, como a Pixar, a Marvel Studios e a LucasFilm.
Nesse cenário, a empresa de Mickey Mouse já detém 40% do mercado interno cinematográfico.
Além disso, em 1995, a multinacional comprou a Capital Cities/ABC por 19 bilhões de dólares e pegou os 80% de ações da ESPN.
Ainda mais, em 2019, a Fox Sports também foi comprada pela multinacional de mídia por U$71 bilhões, o equivalente a 390 bilhões de reais.
A partir disso, a Disney resolveu realizar uma junção entre os dois sites de esporte no Brasil, com o objetivo de fortalecer a área digital.
Com essa fusão, muitos espectadores estavam e ainda estão se perguntando se a Fox Sports vai acabar no pais.
Todavia, de acordo com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a Disney é obrigada a manter a grade de pelo menos o canal Fox Sports 1, que deve incluir os programas ao vivo e a transmissão dos jogos da Copa Libertadores da América, ate dia 1 de janeiro de 2022.
Depois disso, a marca vai deixar de existir no local, caso não seja comprada por outro investidor.
Porém, os direitos de transmissão, a estrutura e os profissionais ficam com a Disney.

Algumas curiosidades…
Além das informações citadas acima, tem-se conhecimento de que a The Walt Disney Company é dona de mais outras 22 redes esportivas nos EUA.
Dessa forma, o presidente-executivo da multinacional, Robert Iger, se apresenta como a pessoa mais poderosa no ramo esportivo dos Estados Unidos.
Tudo isso se deve ao fato de que a Disney possui o controle sobre uma enorme carteira de direitos de transmissão de futebol americano, basquete, torneios de tênis, jogos de mais de 40 grandes times norte-americanos, etc, variando em modalidades esportivas.
Ainda mais, a aquisição da Fox pode gerar grandes poderes à Disney na indústria de entretenimento.
Todavia, pode levar a demissões em massa: até 10 mil profissionais, altos executivos inclusos, podem ser dispensados.

Quer ler mais sobre o mundo dos negócios? Clique no botão abaixo!