Por mais que algumas pessoas não acreditem, a Black Friday movimenta a economia, mas você sabe como e por quê?
Embora esteja hoje associado ao maior dia de compras dos Estados Unidos, o termo Black Friday se referia originalmente a eventos muito diferentes.
Em vista disso, todo ano a população aguarda o mês de novembro para realizar compras por um preço mais acessível.
Mas sera que as empresas lucram? A economia movimenta?
Continue lendo para saber mais!

Origem do termo Black Friday
Inicialmente, ressalta-se que o termo teve sua origem nos Estados Unidos e que existem diversas teorias para explica-lo.
Nos EUA, o evento acontece tradicionalmente depois do feriado de Ação de Graças, com filas a perder de vista.
Sendo assim, para essa teoria, o objetivo é garimpar produtos com descontos que podem chegar a até 90% do preço original.
Todavia, há teorias que indicam que a expressão surgiu no final do século 19, em referência a um colapso da “corrida do ouro” na Bolsa de Valores norte-americana.
Ainda mais, entendem que a palavra “negra” é erroneamente utilizada na história para descrever algum evento tido como negativo.
Mas, apesar das teorias, o que se sabe é que, em relação ao período de compras, o termo ganhou popularidade nos Estados Unidos durante a década de 1990, sobretudo com o surgimento do e-commerce.
A Black Friday movimenta a economia?
No dia 27 de novembro realizou-se a edição de 2020 da Black Friday, um dos principais eventos no calendário do varejo físico e do comércio eletrônico do Brasil.
Com o cenário atual, as compras e vendas online ganharam espaço na vida dos brasileiros. Dessa forma, o mercado e-commerce passou a ser ainda mais lucrativo.
Com isso, o faturamento da Black Friday 2020 foi maior do que no ano passado, quando bateu recorde nas vendas online.
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Sendo assim, na manhã do dia 27/11, o faturamento de vendas e-commerce chegou a atingir o valor de mais de 2 bilhões de reais.
Valores da Black Friday
Deste modo, a partir do levantamento realizado pela Neotrust/Compre&Confie, a região que mais consome durante a Black Friday é a Sudeste, com R$ 1,1 bilhão. Seguida pela Nordeste, com R$ 395,1 milhões e, em terceiro lugar, o Sul, com R$ 289,3 milhões.
Para mais, em 2019, a campanha também trouxe resultados positivos para as lojas online.
De acordo com a ABComm, entre a quinta e a segunda-feira pós-Black Friday, o e-commerce cresceu 18% em relação ao mesmo período de 2018, chegando a R$ 3,45 bilhões em faturamento.
Além disso, segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, o varejo online faturou em 2019 R$ 3,2 bilhões entre quinta e sexta, representando um aumento de 23,6% em relação ao ano anterior.
Sendo assim, entende-se que um dos principais impactos da Black Friday foi a antecipação de parte das compras do Natal.
Por mais que alguns defendam que a campanha não gera novas vendas, só as antecipam, a realidade tem demonstrado que a data tem sim gerado valor para as empresas que aprenderam a se planejar para os dois períodos de pico de vendas, com estratégias complementares.

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