BTG pactual compra empiricus, como isso aconteceu?

Uma enorme negociação aconteceu nos últimos dias no Brasil. O banco BTG Pactual comprou o grupo Universa, que tem inserido a Empiricus, por 690 milhões de reais.

Mas, por que o BTG Pactual fez isso?

Quer saber mais? Vem comigo que eu te explico.

O que é a BTG Pactual?

Antes de mais nada, vamos entender quem são as partes envolvidas nessa negociação milionária. O BTG Pactual é um banco de investimentos, sendo o sexto maior banco do Brasil e o terceiro maior banco privado do país e o maior sem uma rede de agências.

Dessa forma, é possível ver o tamanho e a importância do banco para esse mercado no país.

Do mesmo modo, em 2014 o banco lançou o BTG Pactual digital, que é uma espécie de varejo de investimento, onde o banco vende diversos produtos focados em investimentos na plataforma.

Ver a imagem de origem BTG Pactual

• Veja também: 5 filmes para entender de Política Internacional

Grupo Universa – Empiricus

O Grupo Universa é formado por diversas empresa, como a plataforma de investimentos Vitreo, os sites Money Times e Seu dinheiro, Real Valor, que é uma plataforma de consolidação de investimentos.

Por último, mas não menos importante, a empresa de análise independente, a Empiricus. Quem utiliza o Youtube, conhece a empresa, que investe pesado nesse estilo de marketing.

Assim, podemos perceber que existe uma correlação entre todas as empresas presentes no grupo, e isso provavelmente foi um dos fatores que “brilharam os olhos” do BTG Pactual, além de querer turbinar sua plataforma digital.

Para ficar milionária Betina também recebeu doação do seu pai - Acontece  Agora Online

Como foi essa negociação?

Agora que conhecemos as duas partes envolvidas, podemos entender melhor como foi essa compra. O maior interesse do Banco é a capacidade de conversão de assinantes das análises da Empiricus em investidores.

É importante ressaltar que a Empiricus não é uma casa de investimentos. Na realidade, eles vendem análises e relatórios sobre investimentos.

Assim, a capacidade de conversão da Empiricus é gigantesca. Lembra que eu falei que as empresas do grupo Universa eram correlacionadas?

A Vitreo, plataforma de investimentos do grupo, tem em custódia 11 bilhões de reais. Desse modo, 6,8 bilhões estão em fundos que replicam as análises da Empiricus.

Dessa maneira, com esse pensamento de conversão, o BTG Pactual decidiu comprar 100% do grupo Universa por 690 milhões de reais.

Muito dinheiro, não é?

Money Rain GIF by 5-hour ENERGY®

Dessa forma, 440 milhões desse pagamento será em dinheiro e os outros 250 milhões será em Units do Banco, sssas Units são um tipo de ação.

Assim, essa não foi a única ação do BTG nesse ano, sendo que o banco comprou a Fator Corretora, que tem 2,7 bilhões em custódia.

Desse modo, é possível perceber as movimentações do banco para crescer no mercado de pessoa física.

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

5 filmes para entender Política Internacional

Próximo

Onde está Minas Gerais em relação ao mundo?