A situação do Brasil nos dias de hoje é extremamente ruim. Isso se dá por diversos fatores, como a crise do Covid-19, a crise financeira que acompanha o país há alguns anos e a atual crise política do governo Bolsonaro.
Dessa forma, isso fez com que o Real desvalorizasse tanto que algumas empresas estão valendo mais que o país.
Quer saber como? Continue lendo que irei te explicar os detalhes.
O dólar alto
Antes de mais nada, é importante saber o porquê do real estar tão desvalorizado assim. Primeiramente, como estratégia do ministério da economia, o real teve uma queda no ano de 2019.
Isso ocorreu com a diminuição da taxa de juros do país, que fez com que os investidores mudassem o câmbio do seu investimento, para ele render mais, e essa maior procura por moedas estrangeiras fez com que o real se desvalorizasse.
Para saber mais sobre essa alta do dólar, clique aqui.
Porém, o mundo está enfrentando uma grave crise, que é a do Coronavírus, e o Brasil não reagiu muito bem.
Brasil e suas instabilidades
Primeiramente, vamos falar da instabilidade causada pelo caso Flávio Bolsonaro, o filho do presidente da República.
Dessa maneira, algumas medidas tomadas pelo presidente dão margem para interpretar como uma proteção do seu filho. Uma delas, foi sancionar o juiz de garantias, que já traz um instabilidade jurídica muito alta.
Assim, instabilidade jurídica também é um fator que repele investidor no país, e isso faz com que o dólar também aumente.
Hoje, já temos algumas outras instabilidades políticas no país. A primeira, foi a saída do ex-ministro Sérgio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Quando ele saiu, ele abriu para a imprensa o desejo do Presidente de interferir na Polícia Federal.
Essa acusação é muito forte, pois isso é crime, e pode gerar um processo de impeachment. Além disso, o ministério da Saúde está sem ministro e já vai entrar o terceiro em menos de um mês.
Esses são alguns exemplos da instabilidade política que o Brasil vive hoje, e isso faz com que o Real seja a moeda que mais desvalorizou no mundo na crise do Coronavírus.
Real, a moeda que mais desvalorizou no mundo
Diante todos esses fatores expostos no tópico anterior, o Brasil chegou a triste marca de ter sua moeda como a mais desvalorizada do mundo inteiro, ficando atrás de países como a Argentina, Haiti, entre outros.
Dessa forma, isso traz algumas consequências, como por exemplo, algumas empresas valerem mais que o país em si.
É o caso da Apple e da Microsoft. Quando convertemos o PIB do Brasil em dólar, com a cotação de hoje, as empresas têm um valor de mercado maior do que todas as riquezas produzidas pelo país.
Assim, o PIB brasileiro do ano passado foi de 1,24 trilhão de dólares, enquanto o valor da Microsoft é de 1,349 trilhão de dólares e a da Apple de 1,327 trilhão de dólares. Ou seja, uma empresa vale mais que o nosso país, chega a ser triste né?
Quer saber como é calculado o PIB de um país? Clique no botão abaixo.
Caso o dólar continue aumentando e chegar a bater 6,15 reais, outra empresa irá valer mais do que o Brasil, no caso, a Amazon.
Porém, é esperado que quando a crise do coronavírus acabar, e se o cenário político ficar “mais calmo”, o real volte a crescer, por uma questão mais natural de reabertura econômica do país. Outros fatores que podem ajudar a moeda a crescer são as reformas.
Dessa maneira, as reformas mais aguardadas são as reformas administrativa e tributária.
Já explicamos a tributária aqui no Boletim Econômico, para saber mais, clique aqui.
Compartilhe esse texto com seus amigos e familiares para ficarem sabendo dessa curiosa marca que o Brasil chegou.