5 séries para entender política

Para a maioria das pessoas, entender a política e os seus bastidores pode parecer complicado. E, de fato é complexo entender as disputas de interesses.

Por isso, ler livros, assistir filmes e séries nos ajudam a compreender, em menor ou maior grau, aquilo que ocorre por trás dos bastidores políticos. Hoje, preparamos uma lista especial com grandes produções que abordam esse tema. 

Por isso, aqui estão 5 séries para entender política:

gif

1) House of Cards

Dando início a nossa lista está “House of Cards”, uma das séries que inauguraram a tendência “Original Netflix”. Nela acompanhamos a vida de Frank Underwood (Kevin Spacey), um congressista dos EUA sem muito destaque, mas disposto a fazer de tudo pelo poder.  

Desde o seu lançamento, em 2013, a obra criada por Beau Willimon chamou atenção por ter um roteiro impecável, pelo menos até a 4ª temporada. Pois, a partir disso, Kevin Spacey, o protagonista da série, foi cortado do projeto após denúncias de assédio sexual.

House of Cards GIFs - Find & Share on GIPHY

2) The Crown

Em seguida aparece “The Crown”, outra produção original da Netflix, que ao longo dos anos vem colecionando premiações importantes. Desta forma, a série conta com destaques que vão desde a atuação, passando pelo figurino e também o roteiro.

O seu enredo, entretanto, baseia-se na história da quase centenária, Rainha Elizabeth II, que assume o trono como rainha do Reino Unido após a morte do Rei George IV. Embora os produtores de The Crown tivessem liberdade de criação, o compromisso com a ordem cronológica dos fatos fora reverenciado.

Com isso, se você se interessa sobre a história do Reino Unido e busca entender o papel de uma monarca no sistema parlamentarista, The Crown é uma ótima pedida.

3) Marseille

Marseille, por sua vez, é uma obra televisiva francesa de temática política, apesar de não ter tido grande repercussão nos últimos anos. No entanto, ela aborda a história de Robert Taro, prefeito da cidade de Marselha há 25 anos, que percebe uma traição de seu sucessor.

A partir disso, inicia uma disputa acirrada pelo controle da cidade, motivados pela perpetuação no poder. Portanto, dado ao resultado da trama, Marseille ganhou a fama de “House of Cards francês”.

4) Borgen

Saindo um pouco das produções da Netflix, a série que faz referência ao parlamento dinamarquês, Borgen, retrata o drama da primeira-ministra da Dinamarca, Birgitte Nyborg.

Não somente, a série vai além da trama política, mas apresenta um bom panorama acerca do jornalismo político e também da assessoria de comunicação. Desta forma, enquanto The Crown relata o lado da chefe de Estado, Borgen olha para o lado da chefe do Governo.

5) O Mecanismo

Por fim, teremos a série brasileira “O Mecanismo”, que aborda, a hoje decadente, Operação Lava Jato em seu auge midiático e político. O protagonista, interpretado por Selton Mello, é um agente da Policia Federal investigador de desvio de dinheiro em empresas públicas.

Como resultado, a obra produzida por José Padilha e Elena Soarez sofreu excessivas críticas por abordar temas acalorados dentro da política brasileira. Com isso, acabou tendo apenas duas temporadas, disponíveis na Netflix.

Então, gostou das nossas dicas de 5 séries para entender política? Compartilhe este post com seus amigos apaixonados por política, assim como nós do BE somos!

Para ler mais sobre política brasileira ou internacional, clique nos botões abaixo!

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Anterior

5 Melhores livros para entender economia

Proximo Post

Como a industria dos jogos superou o cinema e música?

Talvez você goste