5 ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS QUE IMPACTAM A ECONOMIA

Existem diversas OIs que auxiliam a monitorar demandas importantes da sociedade.

Mas você sabe a relação entre Organizações Internacionais e economia?

Anteriormente, o Boletim Econômico falou sobre 5 OIs feitas diretamente para a economia. para ler este texto, clique no botão abaixo!

Hoje, trazemos mais 5 OIs. Algumas delas parecem não ter muito a ver com economia. Porém, nosso post te explica como mesmo essas outras OIs podem contribuir para as finanças dos países!

Vamos ao texto!

OMC – Organização Mundial do Comércio
Ficheiro:Logo WTO-OMC.svg – Wikipédia, a enciclopédia livre

O órgão é responsável por uma série de ações que visam estabelecer normas comuns para regular as relações comerciais entre os membros que a compõem. 

Mas também, visa estabelecer soluções pacíficas para conflitos comerciais. Sendo assim, tem como base os acordos comerciais em vigor. Ainda mais, visa criar um ambiente que permita a negociação de novos acordos comerciais entre os Membros.

Clique no botão abaixo para ler sobre o maior acordo comercial do mundo.

FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura
Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – Wikipédia, a  enciclopédia livre

A FAO é uma OI que funciona por meio de um Fórum de Negociações de políticas. Sendo assim, visa auxiliar na erradicação da fome e da segurança alimentar.

Além disso, auxilia os países em programas dos setores de agricultura, pecuária, pesca e extrativismo.

Sendo assim, esse fórum é neutro e permite a reunião e a discussão entre Estados membros para lançarem políticas de desenvolvimento e assinarem acordos.

OMS – Organização Mundial da Saúde
Organização Mundial da Saúde – Wikipédia, a enciclopédia livre

A OMS é uma agência da ONU especializada em questões de saúde.

Com isso, a OI busca prover o bem-estar físico, mental e social para o maior número de indivíduos possível.

A OMS conta com 194 Estados Membros. Dessa forma, são participantes todos os membros da ONU (com exceção de Liechtenstein, Ilhas Cook e Niue).

Desse modo, a OMS também provém ajudas financeiras e de logística para os países, quando sua população sofre com doenças, epidemias e pandemias.

Um bom exemplo do trabalho dessa OI foi em 2020, acerca do coronavírus. A OMS auxiliou países com a logística de remédios, bem como pesquisas sobre as vacinas.

Ao fim das contas, essa ajuda pode reduzir o trabalho (e o valor) dos países em combater doenças. O que pode ser muito útil para países com economia pequena.

INTERPOL – Organização Mundial Internacional de Polícia
Interpol - Wikipedia

Em 2018, a INTERPOL possuía 194 países membros. Para a adesão de novos sócios, os Estados interessados devem analisar o Artigo 4 da Constituição da INTERPOL que estabelece seus critérios de adesão.

Dessa forma, as decisões que os membros tomam dentro da INTERPOL são feitas por chefes da polícia.

Para mais, é importante ressaltar que a INTERPOL oferece diversos treinamentos, capacitações e recursos que auxiliam com que economias menores possam evitar gastos nesse setor.

Desse modo, para países que possuem pouca capacidade de financiar esses processos, a INTERPOL pode ser muito útil.

UNODC – ESCRITÓRIO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA DROGAS E CRIMES
UNODC – United Nations Office on Drugs and Crime - ICOM - ICOM

É uma OI que trata sobre crimes transnacionais, desde a prevenção até estratégias para o combate. Sendo assim, alguns exemplos são o combate ao tráfico de drogas, armas e pessoas.

Ainda mais, impacta diretamente na economia dos países, pois estipula medidas para auxiliar nos gastos ao combate dessa rede de crimes.

Dessa forma, diversos países que são mais desenvolvidos investem nesse setor de combate ao crime, o que acaba auxiliando países menos desenvolvidos que tenham problemas com tráfico e crimes intensos.

E aí, entendeu a relação entre Organizações Internacionais e economia??

Para saber mais sobre outras OIs, clique aqui.

?? O Boletim econômico trabalha para trazer informações para você. Dessa forma, se gostou desse texto, deixe um comentário e envie para seus amigos!

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Anterior

Resultados da economia mundial em 2020

Proximo Post

5 jogos para você aprender economia

Talvez você goste