5 melhores livros para começar a investir

Este texto é dedicado para todos aqueles que realmente querem estudar mercado financeiro e não querem ficar de fora dos grandes clássicos e bons livros. Por isso, o BE elencou (apenas) 5 livros para você começar a investir (ou até mesmo você que já começou).

Unimpressed Sea GIF by SpongeBob SquarePants

1- O mais importante para o investidor: lições de um gênio do mercado financeiro

Resultado de imagem para O mais importante para o investidor: lições de um gênio do mercado financeiroEste livro está em primeiro porque já no prefácio ele discute sobre “o que são os bons livros para o investidor?”. E a dica é: leia de tudo, amplie seus conhecimentos – afinal, o mercado financeiro é um mundo de coisas, só nas ações, são inúmeros setores que demandam diversos conhecimentos para uma boa análise.

Mas, voltando ao livro, ele também ressalta a importância de se ter uma boa base antes de explorar os ramos. E, por isso, traz diveeeersos assuntos importantes ao investidor, para, ao menos, dar um norte sobre o mundo dos investimentos. É um livro para todos que desejam explorar o mercado financeiro.

 

2- Crash: uma breve história da economia

crashÉ praticamente impossível estudar mercado financeiro sem saber o básico de economia. E é por isso que este livro está na nossa lista. Uma leitura muito leve e bem explicativa sobre a história da economia “da Grécia Antiga ao século XXI”, que, claro, contém a história do mercado financeiro e afins.

Além de matar a curiosidade sobre a parte econômica na história, você também acaba aprendendo sobre diversos temas, com os exemplos dados pelo livro. E, ah, detalhe, não tem a necessidade de ler na ordem cronológica – se quiser aleatoriamente ler sobre um tema X, pode ir direto no capítulo correspondente.

Clique aqui para conferir o livro!

3- Pai rico, pai pobre 

Resultado de imagem para Pai rico, pai pobreEste livro defende a importância da educação financeira – e educa. Curiosamente, é um dos últimos assuntos que quem começar a investir busca, sendo que deveria ser o primeiro. Afinal, não é possível investir se, antes, você não souber como usar o dinheiro da melhor forma.

Com essa ideia, o livro traz essas necessidades e reforça com exemplos do que fazer e o que não fazer. Os exemplos principais são um “pai rico” e um “pai pobre”. Esses dois pais se diferem justamente na forma como usam o dinheiro. E adivinha quem é o rico e quem é o pobre? Spoiler: o rico é o que menos gasta “à toa”.

Clique aqui para conferir o livro!

4- Efeito bola de neve

Bola de NeveO livro conta a história de um dos homens mais ricos do mundo. Esse homem se chama Warren Buffet, e como conseguiu conquistar tanta fortuna se dedicando ao mercado financeiro. Buffet ainda mantém uma vida simples, mesmo sendo um bilionário.

Essa ideia de riqueza, inclusive, é reforçada no livro “O milionário mora ao lado”, de Thomas Stanley e William Danko (fiquem com esse bônus). E, por isso, é um ótimo livro para quem está começando a investir e tem aquela ideia de carros luxuosos e mansões.

Afinal, se você gastar todos os seus retornos com coisas caras, dificilmente você será um milionário. Então, Efeito Bola de Neve é um bom livro para quebrar paradigmas e reforçar a necessidade de paciência e precisão.

5- Investidor inteligente

livroFinalizando nossas indicações de livros para começar a investir, talvez o melhor título para convencer boa parte daqueles que estão começando no mercado financeiro. Mas, o que pesa mesmo, é o autor: Benjamin Grahan, que, inclusive, foi mentor do Warren Buffet.

O livro explica sobre a importância de buscar ser racional enquanto lida com o mercado financeiro. Serve muito bem para os arrogantes – que se consideram “os frios” do mercado, como também para aqueles que querem aprender ainda mais.

Além disso, vale a pena estudar mais o autor, também. Porque, afinal, ele é um grande nome do mercado financeiro e desenvolveu teorias extremamente importantes para os bons investidores.

Clique aqui para conferir o livro!

Tired High School GIF by Christine Rai

E, claro, essas são apenas algumas dicas, de livros para começar a investir que não podem ficar de fora de forma alguma. Uma dica também é visitar a Biblioteca do Condado, cheia de indicações, dos livros mais simples até os mais avançados. E, se você tiver alguma dica também, coloca nos comentários 😉. Boa leitura!

E se você viu aqui qualquer palavra desconhecida e ficou confuso sobre ela, indico ler nosso “mini dicionário” com as palavras que todo investidor deve conhecer. Para saber mais, clique nos links abaixo.

Da mesma forma, caso queira ler sobre mercado financeiro com uma linguagem simples e direta, você pode visitar nossa seção “Investimento“. Basta clicar no botão abaixo!

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Anterior

O que é desenvolvimento econômico sustentável?

Proximo Post

Escola de Chicago x Escola Austríaca: conheça suas linhas de pensamento

Talvez você goste